Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Decidida em assembleia

Em Londrina, greve das creches filantrópicas é mantida por tempo indeterminado

Heloísa Gonçalves - Redação Folha
13 mai 2025 às 21:58

Compartilhar notícia

Heloísa Gonçalves
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sob sons de aplausos e gritos de “não vamos trabalhar”, o Sinpro Londrina decidiu, em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (13), manter a greve por tempo indeterminado dos CEIs (Centros de Educação Infantil) filantrópicos, iniciada na manhã do mesmo dia.


Entre as reivindicações, está a redução da discrepância salarial dos docentes com relação ao recebido pelos professores de CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), afirmando que as funções realizadas e exigências são as mesmas, mas que a disparidade chega a ser de 80%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O auditório do Sindicato dos Profissionais das Escolas Particulares de Londrina e Norte do Paraná ficou lotado com aproximadamente 250 educadoras nesta tarde. O Sinpro representa as cerca de 1,4 mil professoras dos 63 CEIs, afirmando que, do total de instituições, 85% aderiram ao movimento grevista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Retratos do abandono

Espaços públicos viram mocós em Londrina e moradores reclamam do acúmulo de lixo

Imagem de destaque
Ajude se puder

Instituições de Londrina precisam de roupas de frio para pessoas vulneráveis

Imagem de destaque
12 mil pedaços

Santo Antônio: bolo do ‘santo casamenteiro’ reúne multidão em Cambé

Imagem de destaque
Prefeitura busca verba

Novas passarelas do Igapó 2, em Londrina, devem custar R$ 2,4 milhões


PARALISAÇÃO MANTIDA

Publicidade


A Justiça concedeu uma liminar, a pedido da Prefeitura de Londrina, exigindo que ao menos 60% dos professores comparecessem às unidades, sob multa diária de R$ 5 mil ao Sindicato. A intimação foi entregue pessoalmente ao fim da assembleia e recebida por André Cunha, presidente do Sinpro, que entende que “decisão judicial deve ser cumprida, porém, a liminar garante direito de greve”. Disse ainda que ficou proibido desconto salarial dos dias não trabalhados.


Cunha informou que irá pedir uma redução do percentual mínimo de docentes para 40%. “Vamos solicitar à juíza que nos informe de que maneira esse 60% vai ser cumprido, se vai ser revezamento de professor, se instituições vão ficar fechadas e outras abertas. Nós vamos encaminhar ainda hoje uma petição, inclusive com a decisão da assembleia que determinou à juíza que reavalie apenas 40% do serviço”.

Publicidade


Para que os Centros sejam informados de como o funcionamento parcial deverá ser realizado, o presidente pede que a juíza que expediu a liminar, Gabriela Aranda, da Vara da Fazenda Pública de Londrina, “convoque o Sinpro e as entidades para uma reunião urgente. Nós estamos abertos a conversar”.


A greve seria encerrada se a Prefeitura aceitasse a proposta ideal para o Sindicato, explicou Cunha. Moacir Szekut, também do Sinpro, afirmou que o objetivo é “assinar com o prefeito um escalonamento de reajuste real até 2028, que é até onde vai o mandato dele", detalhando que o pedido é por um reajuste de 15% em 2026 e em 2027, com outro de pelo menos 10% em 2028, totalizando um ganho real de 40% para as professoras. "Nós não queremos equiparar o salário de CEl com CMEl, mas nós queremos aproximar e fazer justiça porque elas merecem esse reconhecimento", pontuou Szekut.

Publicidade


NOVA MOVIMENTAÇÃO


Incentivando que as educadoras mantenham a greve, uma manifestação da categoria foi marcada para esta quarta-feira, às 10h30, na frente da Prefeitura. “Esperamos ser recebidos por alguém que represente a Prefeitura e nos apresente uma proposta, que possa ser apresentada em assembleia”, espera Cunha.


Leia também:

Imagem
Acusado de estuprar a própria filha em Cornélio Procópio é preso pela polícia
A PCPR (Polícia Civil do Paraná) prendeu preventivamente, nesta terça-feira (13) em Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), um homem de 33 anos pelo crime de estupro de vulnerável contra a própria filha.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas