Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Cristo é a nossa paz'

Em meio a ataques, igrejas cristãs lançam Campanha da Fraternidade

Pedro Marconi - Grupo Folha
17 fev 2021 às 17:22
- Flickr/Pascom Arquidiocesana
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As igrejas cristãs do Brasil deram início oficialmente, nesta quarta-feira (18), à Campanha da Fraternidade Ecumênica. Em Londrina, o lançamento foi feito na Igreja Episcopal Anglicana. A ação acontece em meio a fortes críticas de grupos contrários às propostas deste ano. A campanha é realizada sempre no tempo da Quaresma, sendo organizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A cada cinco anos ela é ecumênica, trazendo um tema definido pelo Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil).


Em 2021 o tema que será trabalhado com mais ênfase nas próximas semanas é "Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. O lema, extraído do livro de Efésios na Bíblia, é "Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”. Apesar da temática focar no diálogo e na união, alguns movimentos ligados à igreja, principalmente a Católica, vêm classificando a discussão como uma afronta aos dogmas religiosos e contendo suposto viés político direcionado ao espectro de esquerda. Um outdoor instalado na avenida Juscelino Kubitschek reforça este pensamento, como mostrou o Bonde nesta terça-feira (16).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Arcebispo metropolitano de Londrina, dom Geremias Steinmetz rebateu as alegações e frisou que a Igreja Católica continua fiel aos seus valores. "A igreja, com sua doutrina contra algumas práticas, como o aborto, se coloca à disposição para acolher as pessoas. Isso é evangelho. Se queremos encontrar argumentos para não aceitar os pobres, para pisar em cima dos diferentes, vamos encontrar. Mas o evangelho nos ensina que devemos optar pelos pobres. As igrejas estão para dizer claramente que vamos pelo caminho do diálogo, para que possamos compreender as situações, as diferenças”, defendeu.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até esta sexta

Prefeitura promove atividade integrada para auxiliar pessoas em situação de rua em Londrina

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Shows e comidas típicas

Festa rural no distrito de São Luiz em Londrina deve receber milhares de pessoas neste final de semana

Imagem de destaque
Antiga Casa da Mulher

Imóvel abandonado será transformado em creche na zona leste de Londrina


Superação da violência

Validado pela Comissão Teológica do Conic, o texto-base da Campanha da Fraternidade reforça a necessidade de superação da violência contra a mulher, racismo, minorias, a importância do diálogo e também reprova a postura do Governo Federal na condução da pandemia de coronavírus até aqui.


"A constatação da Campanha da Fraternidade é de que na realidade do dia a dia vemos problemas sérios e questões não resolvidas. As vezes até mesmo por opções. A questão do racismo, feminicídio, LGBTQI+ e outras tantas que envolvem minorias. São seres humanos que cresceram dentro da nossa sociedade. A fonte da Campanha da Fraternidade é o evangelho, o seguimento de Jesus Cristo, o Concílio Vaticano segundo e os papas das últimas décadas, que tanto se pronunciaram contra essas questões”, elencou o responsável pela Arquidiocese de Londrina.

CONTINUE LENDO: ' "Religião não foi feita para separar, mas para unir', prega pastor da igreja Luterana em Londrina

.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade