Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Convivência e respeito

Escola municipal de Londrina promove encontro entre diferentes gerações

Walkiria Vieira - Grupo Folha
25 jun 2024 às 11:15
- Walkiria Vieira
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A convivência e o respeito à diversidade são valores fundamentais de uma escola acolhedora. O tema “Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso” integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em conjunto com mais 14 temas chamados de Temas Contemporâneos Transversais. 


Em destaque, a necessidade de a escola contribuir para aplacar toda discriminação preconceito e dialogar com a multiculturalidade. Dentre as práticas, exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesse sentido, é papel também da escola, desde a Educação Infantil, o acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Leia mais:

Imagem de destaque
Máxima de 23°C

Terça-feira será de Sol entre nuvens e de temperatura amena em Londrina

Imagem de destaque
Em três hospitais da cidade

Mutirão de cirurgias eletivas deve atender dois mil londrinenses que aguardam em fila de espera

Imagem de destaque
Retomada dos atendimentos

Assembleia Legislativa aprova retorno dos cartórios distritais na área urbana de Londrina

Imagem de destaque
Resultado da campanha

Hemocentro de Londrina bate recorde de doações durante o Junho Vermelho


Em uma ação integrada entre a SME (Secretaria Municipal de Educação) e SMI (Secretaria Municipal do Idoso), alunos do P4 da Escola Santos Dumont, Jardim Industrial, região oeste de Londrina e idosas que frequentam o CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) Oeste, tiveram um encontro bastante proveitoso e trocaram experiências.

Publicidade


A proposta intergeracional foi realizada na semana passada na sala de aula da unidade escolar e permitiu que as crianças na faixa etária de quatro a cinco anos conhecessem como eram os brinquedos de antigamente, a forma de brincar e também participassem - junto com aqueles que têm mais de 60 anos - de uma oficina de dobradura. 


A interação entre as gerações fluiu naturalmente e, graças à medição das professoras Elisa Fernandes e Angélica Silva, idosos ecrianças formaram uma grande turma em uma roda de conversas e brincadeiras. 


Conforme planejado, os alunos foram as anfitriões e estavam dispostos a ouvir dos sábios convidados o que tinham para contar e mostrar. A coordenadora pedagógica e diretora em exercício da unidade, Patricia Molina Gama, apoiou a ideia desde a sua concepção e valoriza a iniciativa da professora regente, Elisa Fernandes.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Escola municipal de Londrina promove um encontro de gerações
Troca de experiências entre alunos da Educação Infantil e idosos valoriza o conhecimento em diferentes fases da vida
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade