Pesquisar

Canais

Serviços

- Secretaria de Obras e Pavimentação
Base de sustentação

Estrutura do túnel entre avenidas Rio Branco e Leste Oeste, em Londrina, está sendo montada

Redação Bonde com N.com
03 ago 2021 às 09:15
Continua depois da publicidade

A implantação de uma trincheira entre as avenidas Rio Branco e Leste-Oeste prossegue com a construção da base de contenção do túnel. São colocadas estacas, vigas e demais elementos de sustentação da estrutura que formará o túnel a ser construído em concreto.

Continua depois da publicidade


De acordo com o Executivo, cerca de um terço desta base, denominada cortina de contenção, está pronta, e os serviços incluem a preparação das paredes da trincheira. Maquinários para perfurações, escavações e demolições estão entre os principais componentes da obra nesse momento, permitindo edificar a fundação do túnel, que terá 600 estacas.

Continua depois da publicidade


Uma estrutura de tubo ármico está sendo instalada dentro do processo de revitalização das galerias pluviais, que está ganhando um novo sistema. A implantação é feita em extensão de mais de 120 metros, desde a rua Araguaia até a área da rotatória da Rio Branco com a Leste-Oeste, em estrutura de 1,20m por 1,20m. A recuperação das galerias pluviais já vêm sendo feita ao longo da avenida Rio Branco, desde a altura do viaduto da BR-369, sentido norte/centro.


A obra, iniciada em janeiro de 2021, terá 4.618 m² em contenção em concreto armado e 1.167 m² de pavimento novo. Serão aplicadas 6.600 toneladas de massa asfáltica.

Continua depois da publicidade

Estão sendo investidos mais de R$ 25 milhões. A obra é vistoriada nesta terça-feira (3) pelos secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; de Obras e Pavimentação, João Verçosa e de Gestão Pública, Fábio Cavazotti; além de engenheiros da Prefeitura, e também de empresas responsáveis pela realização de obras na cidade.


Continue lendo