Os 873 exemplares do "Paraná Norte", primeiro jornal a circular em Londrina e região, estão sendo restaurados por meio de um projeto da a Sociedade Amigos do Museu (SAM), com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
O "Paraná Norte" foi criado por Humberto Puigari Coutinho no dia 09 de outubro de 1.934 e deixou de circular em 1.953. No início era semanal e depois passou a ser impresso diariamente. Circulou nas décadas de 30, 40 e início de 50, divulgando, em nível nacional e internacional, a fertilidade e as vantagens da terra roxa do Norte do Paraná, e também as transformações decorrentes do seu desenvolvimento sócio-econômico. Atualmente os exemplares encontram-se no Museu Histórico de Londrina.
O trabalho de restauração está sendo coordenado pela professora Yara Prazeres, que conta também com o apoio de um estagiário. O processo, que começou há cerca de um mês, deve levar mais oito para ser concluído, conforme Yara.
Leia mais:
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
O processo de restauração vai contar com alguns procedimentos como higienização, desacidificação, tratamento aquoso, reconstituição do suporte e acondicionamento.
Segundo a professora, depois que estiver concluído o trabalho de restauro, os exemplares do jornal serão armazenados em uma embalagem especial, confeccionada por ela própria. Somente após este etapa, os jornais voltarão a compor o acervo do Museu Histórico de Londrina, no Setor de Pesquisa e Documentação.
Informações da Prefeitura de Londrina