Diversos moradores do jardim Califórnia, na região leste de Londrina, procuraram o Portal Bonde na manhã desta segunda-feira (14) para relatar que, entre domingo (13) e hoje, ouviram diversas explosões e estrondos no bairro. Os barulhos altos, semelhantes a trovões, chegaram a fazer o chão das residências tremer, conforme os relatos.
Os moradores alegam, ainda, que as explosões estão sendo ouvidas desde a última semana, e que os barulhos ficaram mais intensos e altos no final de semana. "O ápice aconteceu nesta manhã, por volta das 6h15. Estava tomando banho e fui surpreendido pela explosão e os tremores, que fizeram as panelas caírem na cozinha e a porta do box do banheiro até sair do lugar. Foi assustador", contou José Carlos Gonçalves, morador de uma casa localizada na rua Dolores Maria Bruno.
Ele relatou que terminou de tomar banho e saiu, assustado, para fora da residência. "Na calçada, percebi que todos os meus vizinhos também estavam na rua, bastante assustados com o estrondo. Alguns ainda de pijamas, já que tinham acabado de acordar, se perguntando o que tinha acontecido", destacou.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Gonçalves acredita que os tremores podem ter abalado a estrutura de sua casa. "Vou procurar um engenheiro ainda hoje para verificar se o imóvel sofreu algum tipo de rachadura", completou.
Preocupados, os moradores também já procuraram o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Ao Bonde, os bombeiros confirmaram que receberam diversas ligações relacionadas às explosões e foram até o bairro, mas não encontraram nada de estranho. A corporação adiantou, ainda, que, apesar do susto, ninguém ficou ferido por conta dos tremores, pelo menos até agora.
Já a Defesa Civil comunicou que ainda não conseguiu apurar o que pode ter causado os estrondos. Os trabalhos de investigação vão continuar a ser realizados na tarde desta segunda.
Em algumas mensagens recebidas pelo Bonde, os moradores alegaram que as explosões estariam sendo causadas por tubulações da Sanepar. As estruturas, conforme eles, passam por baixo das residências. A informação sobre a existência das tubulações, no entanto, foi negada pela assessoria de imprensa da companhia.
A Sanepar informou, ainda, que não possui nenhuma obra no bairro, e que equipes já estão no local averiguando a situação.
Desapropriações
Otávio Bonesi, morador da rua Jayme Americano, também no jardim Califórnia, confirmou os estrondos. "Estamos sentindo o barulho de explosões desde sexta-feira", contou, acrescentando que acordou nesta segunda, por volta das 6h, com um estrondo muito forte. "Todo mundo pulou da cama bem assustado", disse.
Bonesi lembrou que mora perto dos terrenos que foram desapropriados pela prefeitura para a realização de obras e melhorias no Aeroporto Governador José Richa. "Hoje pela manhã tinha uma escavadeira fazendo um buraco no local das desapropriações. Não sei se tem alguma coisa a ver com os estrondos, mas pessoas foram até o buraco depois para investigar", observou, destacando que as "explosões parecem vir debaixo da terra". "Achei que estava ficando louco", concluiu.
Moradores de outros bairros, localizados nas proximidades do jardim Califórnia, também relataram, por meio do Facebook do Bonde, que ouviram as explosões e os estrondos no início da manhã desta segunda. Os barulhos e tremores foram sentidos do Califórnia ao Ouro Branco, já na zona sul.
(Atualizado às 11h45)
Fez algum vídeo ou registro das explosões? Mande para o nosso WhatsApp! O número é o (43) 9124-1630.