A Prefeitura de Londrina distribui a partir do dia 20 deste mês os carnês para recolhimento de tributos mobiliários - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), mais taxas de verificação de funcionamento regular, de vistoria de segurança contra incêndio e de vigilância sanitária. Este ano a Secretaria Municipal da Fazenda vai emitir quase 38 mil carnês, sendo 11 mil para o comércio, que só paga as taxas. Entidades filantrópicas, de assistência social, que são cadastradas no município, podem requerer isenção do imposto.
Para este ano, o ISS Homologado, apurado mensalmente sobre a soma das notas fiscais aplicando-se a alíquota fixada da atividade, e o ISS Estimado, valor fixo mensal estipulado pela secretaria por meio de pesquisa sócio-econômica, vão ter vencimento todo dia 10. O ISS de Ofício é a taxa anual fixada por lei que atinge, na maioria dos casos, profissionais liberais. Este imposto pode ser pago a vista com 10% de desconto no dia 17 de março. Quem optar pelo parcelamento pode pagar em até seis meses, com vencimento todo dia 17.
As taxas, que são proporcionais ao tamanho do estabelecimento, também têm vencimento no dia 17 de março. A prefeitura disponibiliza em seu site (www.londrina.pr.gov.br) as guias dos impostos caso o contribuinte não receba o carnê até a data do vencimento. No site, a Secretaria da Fazenda disponibiliza o programa para emitir a segunda via. Se o contribuinte preferir pode fazer a retirada da segunda via no plantão fiscal do ISS, que funciona na própria prefeitura.