Londrina gasta por ano R$ 4,3 milhões no socorro a vítimas de violência e acidentes. As informações estão na pesquisa "Internações por acidentes e violências financiadas pelo setor público em Londrina, Paraná: análise dos registros, gastos e causas", da médica Maria Fátima Tomimatsu, que é servidora da Diretoria de Avaliação, Controle e Auditoria (DACA), da Secretaria de Saúde.
Especialista em Gestão de Serviços de Sistemas de Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública, Maria Fátima pesquisou estes dados para a obtenção do título de Mestre em Saúde Coletiva, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Segundo a médica, os dados da pesquisa são de seis hospitais de Londrina. A pesquisadora trabalhou com informações das internações realizadas no ano de 2004, quando revisou quase 50 mil laudos médicos, além de mais de seis mil atendimentos feitos pelo SIATE e outras centenas de declarações de óbitos.
Na análise do perfil epidemiológico, os resultados mais relevantes foram: os acidentes de transportes foram as principais causas externas de internações, sendo mais freqüente no sexo masculino e na faixa etária de 20 a 29 anos; os acidentes por quedas foram outra grande causa de internações, sendo mais freqüente na população com idade acima de 50 anos e abaixo de nove anos; cerca de 25% dos pacientes internados em Londrina eram residentes em outros municípios; no ano, ocorreram 121 óbitos entre os pacientes internados, representando 3,3% do total, e a faixa etária com maior risco de morte foi a dos maiores de 60 anos.
Leia mais:
Sessão Kinopus exibe filmes restaurados para comemorar os 90 anos de Londrina
Vila Cultural de Londrina promove oficina de confecção de bonecas pretas
Escola municipal de Londrina faz mostra de pesquisas científicas de alunos neste sábado
Moto atropela menino que atravessava a Dez de Dezembro na faixa de segurança, em Londrina
Outra constatação da pesquisa é que a cobertura do SIH do SUS sobre acidentes e violência é de cerca de 75%, ou seja, alguns acidentes escapam das estatísticas.
Informações da Prefeitura de Londrina