Na primeira semana de aplicação dos rigores da "lei seca" em Londrina, agentes da Guarda Civil Municipal aplicaram 46 autos de infração a pessoas que consumiam bebidas nas ruas de Londrina. Não há restrições ao consumo em casa ou em estabelecimentos comerciais fechados e em ocasiões previstas na lei. As multas, aplicadas entre quinta-feira (8) e domingo (11), só foram emitidas depois de prontos os talões para esta finalidade, o que não havia ocorrido até a semana passada.
Segundo o inspetor-geral da Guarda Civil Municipal, Ângelo Henrique de Matos, as blitze ocorreram na Avenida Higienópolis e na Avenida Paris, próximo ao campus da Unopar. De acordo com ele, a definição das áreas foi feita com base no número de reclamações recebidas pelo disque-denúncia.
A lei seca prevê multas de R$ 500 para quem consumir bebidas alcoólicas entre as 22h e 8h ou a qualquer horário do dia, em um perímetro de até 300 metros de escolas (veja a lei completa aqui). O valor dobra em casos de reincidência. As pessoas autuadas têm 30 dias para entrar com recurso contra a penalização.