O grupo de católicos que rivaliza com o arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, questiona a decisão do líder religioso de não permitir o retorno das missas presenciais. Os outdoors trazem o questionamento "Até quando ficaremos longe da Santa Missa, Dom Geremias?” e o endereço eletrônico brasilcatolico.org, que não está ativo.
A responsabilidade pelos painéis publicitários é do mesmo grupo que, em 2019, pedia também em outdoors "a retirada do PT do altar” e pleiteava, inclusive, a saída do bispo de Londrina.
As missas e cultos religiosos foram proibidos por meio de decisões do Executivo para evitar a proliferação do novo coronavírus. Entretanto, um decreto do governador Ratinho Junior (PSD) do dia 21 de maio possibilitou o retorno dos encontros religiosos, mas a Arquidiocese de Londrina informou que vai manter a suspensão até o dia 15 de junho em decisão tomada em reunião virtual do clero, como forma de colaborar com o combate à Covid-19.
Leia mais:
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quinta-feira
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Os anúncios foram afixados em locais próximos a pontos de lazer, como a rua Martin Luther King, via próxima ao Zerão, nos arredores do Lago Igapó, e em vias de grande volume de trânsito, como a avenida Harry Prochet.
"Existe uma preocupação com o coronavírus, mas nada justifica a decisão, até agora, que não haja missas em Londrina, tomando os devidos cuidados. O governador já permitiu, o prefeito [Marcelo Belinati, PP], já permitiu, e cidades como Curitiba, Cascavel e Rolândia já têm missas. Por que aqui não pode?”, questiona o advogado Bruno Pedalino, membro do grupo Brasil Católico.
Questionado se já conversaram diretamente com o bispo sobre a retomada das missas, Pedalino disse que enviou uma correspondência a ele, mas não foi respondido.
A reportagem tentou contato com o arcebispo de Londrina no fim da tarde desta quarta (27), mas ele estava indisponível e deve se manifestar apenas nesta quinta-feira (28).