Uma das peças teatrais mais encenadas no mundo, a Paixão de Cristo poderá ser assistida hoje em Londrina em três locais da cidade. A primeira apresentação será a do grupo de oração Paz na Terra, às 9 horas, na praça ao lado da Catedral Metropolitana. Às 19 horas, ocorre a encenação em frente ao Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa. Já a terceira representação dos últimos momentos de Cristo antes da crucificação está prevista para às 20 horas, no campo de futebol do Conjunto Lindóia (zona Leste), em frente à Paróquia Cristo Bom Pastor. Juntas, as duas últimas peças receberam investimentos de aproximadamente R$ 42 mil do Programa Municipal de Apoio à Cultura (Promic).
Na Vila Portuguesa, quem encabeça a apresentação é o grupo Paixão de Cristo Londrina. O trabalho, desenvolvido desde 1978 no município, deve envolver neste ano em torno de 500 pessoas, incluindo membros do Tiro de Guerra do Exército local, atores e demais figurantes. "Nossa preparação começou em janeiro e na última semana iniciamos a montagem de palco e iluminação", explica um dos organizadores da peça, Diego Dias.
Cerca de 25 mil pessoas são esperadas para assistir ao espetáculo. A surpresa deste ano, observa Dias, ficará para o final da apresentação. "Vamos ter uma ressurreição com uma grande produção de teatro", antecipa. A peça também deve contar com alterações de cena e inserção de episódios sobre milagres no texto. Já no Conjunto Lindóia, o espetáculo terá três novas cenas – a tentação de Jesus no deserto, entrada de Jesus em Jerusalém e a parábola do juízo final. Ao todo, 160 atores trabalham voluntariamente na produção.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
A estrutura conta com cenário de 70 metros, telões, UTI móvel e banheiros químicos. "Normalmente, de sete a oito mil pessoas assistem a apresentação. Esperamos que tenha em torno de 10 mil neste ano. O tempo vai estar bom, segundo a previsão", comenta um dos organizadores da Paixão de Cristo no bairro, Saul Botelho. Pela 12ª vez, ele interpretará Jesus na peça. "Sempre é muito emocionante, são apresentações únicas", assinala.
PROGRAMAÇÃO
Além da encenação da Paixão de Cristo na praça ao lado, às 9 horas de hoje, a Catedral Metropolitana de Londrina traz outras atividades em comemoração à Páscoa. Às 17h30, inicia a celebração da Paixão do Senhor, com a leitura de orações e o beijo na Santa Cruz. Já às 19 horas, começa a Procissão do Senhor Morto. O cortejo deve passar pelas duas alamedas que abrangem a catedral.
Amanhã, está programada a cerimônia de Aleluia ou Vigília de Páscoa, às 20 horas. No domingo, os fieis iniciam a programação com a Procissão do Cristo Ressuscitado, às 7 horas. Serão celebradas missas ainda às 7h30, 10h30 e 19 horas. "Páscoa significa passagem de Jesus, que passa da morte para a vida. Que todos possamos passar da morte à vida, que vivamos os mandamentos de Deus, é assim a mensagem que Jesus quis", define o monsenhor Bernardo Carmel Gafá, pároco da Catedral Metropolitana.