Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Feriado prolongado

Guarda Municipal segue fiscalizando os decretos municipais de combate à pandemia

Redação Bonde com N.Com
30 out 2020 às 10:28
- Bruno Amaral/Defesa Social
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao longo do feriado prolongado, a Guarda Municipal de Londrina, órgão da Secretaria de Defesa Social, continuará fiscalizando o cumprimento dos decretos municipais que estabelecem


De acordo com Daniel Sakama, diretor da GM, a central 153 não parou de receber as denúncias e a instituição está cumprindo os decretos de fiscalização. "Considerando que é necessário nesse momento que se cumpra as medidas estabelecidas para o controle da pandemia, visando a preservação da saúde e da vida do cidadão, as fiscalizações por parte da Guarda Municipal continuam. Durante esse período estamos focados na fiscalização do uso de máscara e controle de aglomeração de pessoas. Aos finais de semana e feriados nós continuamos recebendo denúncias de desrespeito às regras”, informou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ainda de acordo com Sakama, na última sexta-feira, dia 23, houve atendimento a uma denúncia de aglomeração, pichação e perturbação de sossego nas imediações do Zerão. "Na ocasião, registramos alguns termos de constatação pelo flagrante do não uso de máscara. Ainda no mesmo final de semana, flagramos diversas pessoas consumindo bebidas alcoólicas pelas ruas, descumprindo a lei seca municipal. Também foram lavrados autos de infração”, completou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação

Imagem de destaque
Será nesta sexta

Londrina: Sema volta atrás e espetáculo da Paixão de Cristo permanece no CSU

Imagem de destaque
Entre 28 a 31 de março

Cerca de 10 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto de Londrina no feriado da Páscoa

Imagem de destaque
Cerimônia será as 10h

Celebrando 40 anos, Osuel ganha homenagem da Alep nesta quinta em Londrina


Principais denúncias

Publicidade


Durante a noite do último sábado (24), a Guarda Municipal de Londrina foi acionada para prestar apoio à PM na fiscalização um evento denominado "Baile em prol da comunidade”, que acontecia no Jardim Nossa Senhora da Paz, na zona oeste.


Leia no Bonde: Polícia Militar encerra festa clandestina na Bratac

Publicidade


No local havia centenas de pessoas aglomeradas. Os policiais militares apreenderam droga e munições. No momento da intervenção, as equipes policiais foram hostilizadas. A Guarda Municipal lavrou termo de constatação e o auto de infração em nome da organizadora do evento, que posteriormente foi encaminhada para o delegado de plantão.


Enquanto equipes da Guarda Municipal apoiavam a Polícia Militar na zona oeste, outra aglomeração de pessoas se formava nas imediações do Zerão, região central. Esta passou a ser monitorada pelo videomonitoramento. A central GCOM recebeu denúncias de uso de entorpecentes, narguilé, consumo de bebidas alcoólicas e pichação.

Publicidade


Boletim municipal: Londrina registra 149 novos diagnósticos da Covid-19 e mais um óbito


Após finalização do apoio na outra região da cidade, os guardas foram até o Zerão. Com a chegada das equipes, devido à amplidão do espaço, os primeiros grupos começaram hostilizar as equipes, e em consequência disso houve um confronto com a GM. Em razão da fiscalização da GM, pessoas não identificadas colocaram fogo em alguns pneus que compõem uma área do parque infantil. Foram lavrados 5 autos de infração pelo não uso de máscara e 5 autos de infração de trânsito por conta do flagrante de som alto e veículos estacionados irregularmente. A grande maioria dos infratores não foi autuada por conta da dispersão no momento da fiscalização.

Publicidade


Vandalismo


O diretor da GM, Daniel Sakama, comentou esta última situação do sábado à noite. "Na noite de sábado, novamente no Zerão, quando as equipes chegaram para atender as denúncias algumas pessoas hostilizaram os guardas. Foram arremessadas pedras e garrafas contra as viaturas. Após a nossa ação, houve depredação do patrimônio público, pois uma parte do parque infantil foi incendiada. No início dessa semana nós fomos pela manhã ao local e encontramos diversas garrafas, pedras, barras de ferro e algumas latas de tinta em spray que estavam sendo utilizadas pelos pichadores, conforme denúncia”, explicou.

Publicidade


Números


Entre os dias 22 de março e 29 de outubro, a central 153 da Guarda Municipal contabilizou 9.524 denúncias, das quais 7.951 foram atendidas pela guarda e 1.573 foram encaminhadas aos demais órgãos. O total de termos de constatação e autuações, até o momento, é de 1.993. Denúncias de comércio em funcionamento fora do horário permitido contabilizam 1.429; aglomeração de pessoas e uso indevido das áreas públicas 1.524; fiscalização de eventos, partidas esportivas e cultos religiosos 445; Orientações e multas por não uso de máscara somaram 437 atendimentos; construção civil em funcionamento indevido 50; uso de narguilé em área pública ou privada 31.

Denúncias podem ser feitas para o telefone 153 da Guarda Municipal e para o WhatsApp 9 9995 – 0272. A instituição conta com a colaboração do denunciante para o fornecimento do maior número de informações possíveis para garantir efetividade no atendimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade