As lojas de rua continuam funcionando das 9h às 18h, de segunda a sábado, pois, segundo a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), o Decreto Estadual 8.705, editado nesta terça-feira (14), não estabelece restrições para o horário do comércio.
O funcionamento dos shoppings vai de segunda a sábado, das 10h às 22h. As lojas dos complexos comerciais abrem aos domingos, das 14hs às 20hs, enquanto as praças de alimentação atendem das 11hs às 22hs.
Eventos
Leia mais:
Feira de empregabilidade em Londrina conecta pessoas ao mercado de trabalho
Previsão: segunda-feira será de tempo estável e quente em Londrina e região
Queda na Série C frustra 'ano zero' do Londrina EC SAF
Transporte gratuito em Londrina facilita a vida do eleitorado neste domingo
Encerrando o toque de recolher, o decreto permite a livre circulação de pessoas na madrugada e libera a venda de bebida alcoólica no mesmo horário.
As medidas são justificadas pela diminuição do número de casos e também da ocupação de leitos hospitalares no estado. O novo decreto tem validade até 1º de outubro.
A Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) alerta, porém, que as medidas podem ser restringidas a qualquer momento, em consequência da evolução da pandemia ou da vacinação.
Também foi ampliada a capacidade dos eventos para pessoas sentadas, limitados em 1 mil pessoas, com limites de 50% da capacidade para locais fechados e 60% para locais abertos. Os frequentadores, no entanto, precisam apresentar comprovante de vacinação completa contra Covid-19 ou exame RT-PCR negativo com 48 horas de antecedência.
Os eventos também podem servir comidas e bebidas, desde que o uso de máscara seja observado, com exceção para o momento do consumo de alimentos ou bebidas.
Algumas restrições, como a proibição de eventos em ambientes fechados sem sistema de renovação do ar, com público em pé ou duração superior a 6 horas, permanecem em vigor. Todos os eventos devem seguir as medidas de prevenção e controle sanitário determinadas pela Sesa.