A IPR 98 é a variedade de café que o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lança nesta quarta-feira, no Centro de Difusão de Tecnologias do Iapar, em Londrina. O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, participa do evento. Após a solenidade de lançamento, haverá degustação da bebida e visita a lavouras na estação experimental.
A nova cultivar tem porte baixo, resistência à ferrugem, potencial para produzir mais de 75 sacas beneficiadas por hectare (em plantio adensado) e ciclo de maturação mediano, diferencial que permite arranjos com outras variedades para viabilizar a colheita em etapas.
A IPR 98 é recomendada para todas as regiões cafeeiras do Paraná. Seus frutos amadurecem na primeira quinzena de julho (lavouras em terra roxa) e primeira quinzena de maio (arenito), justamente no período intermediário ao das variedades Iapar 59 e Tupi IAC.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
A área ocupada com cafezais no Paraná é de 123,7 mil hectares, que devem produzir, este ano, cerca de 2,5 milhões de sacas beneficiadas, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura. Predomina a produção familiar: 80% das mais de 15 mil propriedades têm menos de 50 hectares.