A Universidade Estadual de Londrina (UEL) começou a receber nesta terça-feira (15), somente pela Internet, as inscrições para o próximo vestibular. O endereço é www.cops.uel.br. O prazo termina no dia 21 de setembro, às 23 horas.
A taxa é de R$ 90,00, incluindo o Manual do Candidato que será encaminhado pelo correio após a comprovação do pagamento. Serão ofertadas 3.050 vagas, em 42 cursos.
A primeira fase será no dia 5 de novembro, às 14 horas, com a prova de Conhecimentos Gerais (60 questões objetivas sobre artes, biologia, filosofia, física, geografia, história, matemática, química e sociologia).
Leia mais:
Londrina: Eleição não ganha espaço no Mercado Shangri-lá neste domingo
Eleição municipal de Londrina conta com intérpretes de Libras pela primeira vez
Explosão de bomba com carta assusta feirantes no centro de Londrina
Dia das Bruxas em Londrina tem cinema e música
A segunda fase será em dezembro. No dia 10, às 14 horas – Língua Portuguesa/Literatura Brasileira/Literatura Portuguesa – 20 questões objetivas; Língua Estrangeira – 10 questões objetivas e Redação. Dia 11, às 14 horas – Conhecimentos Específicos – 40 questões objetivas (duas disciplinas selecionadas pelos cursos de graduação entre: artes, biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa/literatura brasileira e portuguesa, matemática, química e sociologia).
No dia 12 haverá a prova de Habilidade Específica (das 8 às 11 e das 14 às 18 horas), apenas para os candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Artística, Design Gráfico; Design de Moda e Música.
Sistema de Cotas
Pelo sistema de cotas, até 40 % das vagas de cada curso serão reservadas aos candidatos da Escola Pública, sendo que até metade deste percentual para os candidatos que possuem cor de pele preta ou parda e se autodeclararem negros oriundos de Instituição Pública de Ensino.
Apenas os estudantes que cursaram integralmente as quatro últimas séries do Ensino Fundamental (da 5ª a 8ª série) e todas as séries do Ensino Médio, em Instituição Pública de Ensino, podem concorrer às vagas pelo sistema de cotas.
Treineiros
Uma das novidades neste vestibular é a introdução da categoria Treineiro. Estudantes que na data da matrícula da 1ª convocação não tenham concluído o Ensino Médio, mas queiram fazer as provas, como experiência, deverão se inscrever como Candidatos Treineiros. Eles não vão concorrer às vagas oferecidas.
Ingresso no Curso de Administração será em duas etapas
A partir deste vestibular, as vagas do curso de Administração serão divididas para ingresso em duas etapas. Serão aprovados 160 candidatos (em dois turnos – matutino e noturno), mas a metade deles inicia o curso no 1º semestre e a outra metade no 2º semestre de 2007. A proposta do Colegiado do curso, foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
Fonte: UEL