Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Economia Solidária

INTES será lançada na terça

Redação - Folha News
14 abr 2005 às 10:25
Continua depois da publicidade

Será realizado na terça-feira (19) o lançamento da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais Sustentados (INTES), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Os grupos que serão incubados foram selecionados através de edital, no qual se inscreveram oito empreendimentos sociais. Depois da primeira etapa, houve uma segunda fase de seleção em que foram feitas visitas aos grupos, avaliação dos planos de trabalho, além de uma oficina com todos os inscritos.

Continua depois da publicidade


Depois desse processo, foram selecionados quatro grupos de artesanato: Arte Cor e Brilho, ANAMEL, AGRUNSOL e Grupo de Mulheres Unidas Somos Mais, e um grupo de produção de roupas: Grupo de Costura do Jardim Cláudia. Os empreendimentos sociais selecionados se enquadram na perspectiva da Economia Solidária e segundo Paula Einstoss de Castro Barbosa, psicóloga da INTES, "todos os grupos selecionados possuem características de cooperativa".


O trabalho inicial que está sendo realizado pela equipe da incubadora o diagnóstico dos problemas apresentados pelos grupos e as necessidades apontadas pelos integrantes.


O processo de assessoria aos primeiros empreendimentos sociais deverá durar um ano e meio. O principal objetivo da INTES é disseminar uma outra forma de trabalho, fundamentado na Economia Solidária, que busca alternativas para aqueles que não possuem emprego no mercado de trabalho formal ou que sobrevivem através de ocupações precárias no setor informal.

Continua depois da publicidade

Fonte: Notícia Digital/UEL


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade