O número de pessoas desocupadas e procurando trabalho no Brasil aumentou 28,4% de julho do ano passado para agosto deste ano. Em contrapartida, considerando as categorias de ocupação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contingente de trabalhadores que atuam por conta própria cresceu 1,4%.
Iniciativas deste tipo estão surgindo entre os 83.550 adolescentes de Londrina - de acordo com o Censo 2000 - na faixa etária de 10 a 19 anos. O fabricante de bumerangues Eduardo Barbosa de Oliveira Silva, 14 anos, a artesã Josemara Faria Lima, 14 anos, e o microempresário de sorvetes Fernando Henrique Vieira de Souza, 16 anos, são alguns destes exemplos (veja textos nesta página). Eles lutam para conquistar seu espaço na sociedade e no mercado de trabalho.
A iniciativa de gerar renda, para o presidente da Associação Brasileira de Adolescência (Asbra), médico Walter Marcondes Filho, que há 20 anos trabalha com adolescentes em Londrina, é ''fantástica''. ''Em primeiro lugar, porque a ação parte dos próprios jovens e depois porque permite que a criatividade aflore sem limitações'', comenta o especialista.
Leia mais:
Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Escritor londrinense lança romance 'O Gringo do Bom Jesus'
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Projeto da UEL vai atender empreendedores da área de alimentação
Hoje não existem dados estatísticos que apontem o número de adolescentes desocupados ou procurando emprego em Londrina. Informações sobre a renda familiar e a população economicamente ativa do Censo 2000 ainda estão em processamento. Segundo o chefe da agência do IBGE em Londrina, Alfeu Celso Campiolo, as projeções feitas em 1999 indicam uma população economicamente ativa equivalente a 47% do total dos 447.065 londrinenses - adultos e jovens.
Entretanto, para o presidente da Asbra, o crescimento do contingente de adolescentes desocupados é visível. A desqualificação técnica, escolaridade baixa com alto índice de reprovação e estrutura familiar desfuncional são os fatores negativos que levam a um círculo vicioso e ao consequente desemprego.
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.