Quatro anos de pesquisa da professora de geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Eliane Tomiasi Paulino, foram roubados no início da manhã da última quarta-feira por uma dupla de assaltantes armados. O estudo fazia parte da tese de doutorado que estava num computador Pentium 4, roubado pelos ladrões que invadiram sua residência, localizada no Jardim Andrade (zona oeste de Londrina).
A professora cursa doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente (SP) e teria de entregar sua tese na próxima segunda-feira. ''Peço para quem estiver com o computador que grave o arquivo e mande pelo correio para a UEL. Não quero prender ninguém, só quero meu trabalho'', apelou.
Eliane estudou pequenos produtores rurais de 33 municípios do norte do Paraná. No computador roubado estavam dados que, segundo a pesquisadora, não poderão ser recuperados em outras fontes.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Ela contou que chamou dois mecânicos para revisar seu veículo, um Corsa, que estava com problemas no motor. Os ladrões, armados com uma espingarda calibre 12 e uma pistola, aproveitaram quando ela abriu o portão e renderam a todos. Ela estava em casa com uma filha de oito anos. Eles usaram o veículo para levar o computador, um televisor, um microondas, uma torradeira, um mini-gravador, duas impressoras e R$ 40,00 em dinheiro.
A professora reclamou que os ladrões estavam escondidos num matagal que fica em frente a sua casa. ''Em dezembro pedimos à CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) para roçar o mato, eles garantiram que iriam fazer mas até hoje não fizeram o serviço'', reclamou.