Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
800 toneladas de resíduos por mês

Lixo contaminado reduz aproveitamento de recicláveis em Londrina

Redação Bonde com N.Com
24 ago 2026 às 16:43

Compartilhar notícia

Foto: Rhayssa Fernandes / estagiária NCom
siga o Bonde no Google News!

Londrina gera cerca de 800 toneladas de resíduos secos por mês, considerando os mais de 250 mil imóveis do município. Desse total, aproximadamente 70% é reaproveitado por meio da reciclagem, garantindo matéria-prima para novos produtos e renda para cerca de 260 trabalhadores das sete cooperativas que atuam na coleta seletiva.


O principal desafio para ampliar esse percentual é a contaminação dos recicláveis por restos de alimentos e materiais que deveriam ir para o lixo comum, como fraldas, papel higiênico, esponjas de aço e sacos com fezes de animais.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


LEIA TAMBÉM:

- Jardim Botânico de Londrina terá R$ 45,8 mi em revitalização para o turismo

- Casa da Vacina: novo espaço atrai londrinenses em busca de imunização


Segundo as cooperativas, a mistura prejudica tanto o aproveitamento dos materiais quanto as condições de trabalho durante a triagem. “A questão de misturar alimentos atrapalha bastante. Tem lugares da coleta que vem tudo misturado”, alerta a coordenadora da Ecorecin, Raquel Pereira de Oliveira.


Foto: Rhayssa Fernandes / estagiária NCom


A segurança também exige atenção. Vidros quebrados devem ser embalados adequadamente para evitar acidentes. Agulhas e dispositivos usados para aplicação de medicamentos, como as chamadas “canetas emagrecedoras”, não devem ser descartados na coleta seletiva nem no lixo comum. A orientação é levá-los a postos de saúde ou farmácias que recebam esse tipo de material.


De acordo com a CMTU, um novo modelo de coleta seletiva está sendo elaborado em parceria com as cooperativas e o Ministério Público. A previsão é ampliar os dias de coleta e levar o serviço a regiões que ainda não são atendidas a partir do próximo ano.

Cadastre-se em nossa newsletter


O que separar: papéis, plásticos, metais, vidros, embalagens Tetra Pak e isopor vão para a coleta seletiva. Restos de alimentos são resíduos orgânicos; fraldas, papel higiênico e guardanapos sujos são rejeitos. Já pilhas, baterias, lâmpadas, materiais hospitalares, tintas e solventes exigem descarte específico.

Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas