Cercada por todos os lados pela terra vermelha, uma pequena montanha se destaca na bucólica paisagem rural da Estrada dos Pioneiros (Zona Leste de Londrina).
Desde a última quarta-feira, no entanto, o cenário foi poluído por monitores, teclados, CPUs, mouses, telefones, pilhas, disquetes e mais uma infinidade de outros equipamentos ultrapassados que foram descartados na margem da via. Aliás, o despejo irregular de lixo no local é comum e já tem até gente que percorre a estrada garimpando o que pode ser reaproveitado ou vendido.
A denúncia sobre a desova de lixo eletrônico (e-lixo) na Estrada dos Pioneiros foi feita à FOLHA por um sitiante que trafega todo dia pela região e ficou abismado com a falta de consciência ecológica do responsável pelo material. ''Nasci e cresci ali e a estrada tem um valor muito grande para mim. Fiquei indignado porque quem descartou esse lixo não é uma pessoa desinformada sobre o meio ambiente'', lamentou.
Leia mais:
Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina
FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina
Banda Essence se apresenta nesta sexta na Concha Acústica em Londrina
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
O sitiante apontou que o despejo irregular teria ocorrido durante a madrugada da última quarta-feira. Sem casas próximas, ninguém testemunhou o fato. ''À noite, o movimento nesta estrada é praticamente zero'', apontou o denunciante. A reportagem tentou localizar algum indício sobre quem seria o responsável pelo lixo mas nada foi encontrado em meio às sucatas. Ontem, a informação é de que parte do material teria sido destruído pelo fogo.
>> Leia reportagem completa na Folha de Londrina