Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Coleta de reivindicações

Londrina: Comissão dos Distritos visita Guairacá na 2ª

Redação Bonde com CML
22 mar 2013 às 18:04

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O patrimônio de Guairacá (zona Sul), localizado a 50 quilômetros da sede do município de Londrina, receberá a segunda reunião da Comissão Especial dos Distritos da Câmara de Vereadores, na próxima segunda-feira (25). Criada no início de fevereiro deste ano para ouvir as demandas da comunidade da zona rural, a Comissão é composta por três vereadores que farão um estudo detalhado da infraestrutura e dos serviços públicos oferecidos à população dos distritos, patrimônios e vilas rurais do município, visando identificar as suas reais necessidades.

Durante o primeiro encontro realizado em Guaravera (zona Sul) no último dia 18, participaram mais de 300 pessoas do distrito e áreas vizinhas que reivindicaram melhorias principalmente nas áreas da segurança, da saúde e da educação. Além de usarem da palavra, os moradores apresentaram formulário com mais de trinta reivindicações com destaque para a continuidade do patrulhamento da polícia que deverá ser diário, com a presença constante de policiais militares. Os moradores reclamaram muito da presença de vendedores e dependentes de drogas no local.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A moradora Clarice Costa Ferreira que há 48 anos reside no distrito demonstrou muita insatisfação com a atenção dispensada pelas autoridades à Guaravera e cobrou mais investimentos na área da saúde . "Já estamos cansados deste tipo de reunião e queremos ações. O povo sofre muito com a falta de estrutura do posto", desabafou. Já o agricultor e pesquisador Eduardo Rubiano disse que a falta de políticas públicas para o distrito se reflete na ausência de planejamento das ações. "Não temos educação de qualidade; médico e remédios nunca são suficientes; os ônibus que fazem a linha do distrito estão sempre lotados e os nossos jovens esquecidos", reclamou o morador.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até 5 de janeiro

Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina

Imagem de destaque
Veja como participar

Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina

Imagem de destaque
Apresentação de bonecos

Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina

Imagem de destaque
Dezembro Vermelho

Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina


A melhoria das estradas rurais e principalmente o transporte de alunos para escola e de produtos agropecuários pelos agricultores, foi outra necessidade apontada pelos moradores. "Precisamos ainda de manutenção do asfalto na sede do distrito", reclamou Lara. A telefonia rural também constou da pauta de reivindicações uma vez que população se sente isolada com péssimo atendimento dos moradores nesta área. "Londrina tem uma empresa telefonia e nos distritos não usufruímos desse benefício; não temos sequer uma rede adequada de internet", disse Eduardo Rubiano.

Publicidade


Todas as reivindicações apresentadas pelos moradores serão encaminhadas aos órgãos competentes pela Comissão composta pelos vereadores Jamil Janene (PP), Péricles Deliberador (PMN) e Gaúcho Tamarrado (PDT). "A cada reunião vamos encaminhar as demandas e acompanhar o atendimento das reivindicações pelos órgãos municipais e estaduais. Provavelmente este trabalho nos dará condições também para apresentação de emendas ao orçamento do município com foco para atendimento dos moradores dos distritos", informou Jamil Janene.


O vereador lembrou ainda que a Comissão já definiu um calendário de reuniões até o mês agosto, quando deverá ser entregue o relatório final das atividades. O cronograma prevê a realização de mais de uma dezena de encontros nas comunidades, sempre às segundas-feiras, a partir das 19 horas. Além dos integrantes da Comissão Especial participaram da reunião em Guaravera as vereadoras Elza Correia (PMDB) e Lenir de Assis (PT); os vereadores Mario Takahashi (PV) e Tio Douglas (PTB); o diretor operacional da Guarda Municipal, Deividy André Vieira Leal e o capitão Rogério Martins Ribeiro, comandante da 3ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar.

Guairacá – A reunião da próxima segunda-feira (25/3) no patrimônio de Guairacá será realizada a salão paroquial da igreja católica. De acordo com informações da assistente social da Emater, Rosangela Arimateas Caldas, residem no local cerca de 200 famílias, que trabalham no plantio de culturas anuais e na produção de vassoura. Uma grande parte da área do patrimônio é resultado da divisão de uma fazenda e os agricultores ainda não contam com escritura definitiva dos lotes, fato que impede o desenvolvimento de projetos sociais na área.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo