Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Folha de Londrina

Londrina deverá ter 359 candidatos a vereador

Cristiane Oya
04 jul 2004 às 22:04

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A disputa pelas 18 cadeiras da Câmara de Vereadores de Londrina nas eleições de 3 de outubro promete ser acirrada. Um levantamento da Folha apontou que pelo menos 359 pessoas deverão registrar as candidaturas amanhã último dia para o registro na Justiça Eleitoral , uma disputa de quase 20 candidatos por vaga. Nas eleições de 2000, 327 londrinenses se candidataram às 21 cadeiras, uma concorrência de 15,5 por vaga.
Além do aumento no número de candidatos, o que fez com que a concorrência pela Câmara de Vereadores se acirrasse foi a redução do número de vagas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A vigência da resolução do TSE nestas eleições fez com que vários partidos optassem por retirar alguns pré-candidatos da lista que irá para a Justiça Eleitoral. ''Estávamos trabalhando inicialmente com 21 cadeiras, em que poderíamos lançar 32 candidatos. Agora tivemos que fazer o corte'', disse o presidente do PSDB de Londrina, Tercílio Turini.
Entre os partidos que vão disputar a Câmara com chapa própria, somente o PTB irá lançar o número máximo de candidatos 27. A lei eleitoral ainda determina que 30% dos candidatos sejam mulheres. Entre os partidos coligados, o PSB/PTdoB/PFL, PT/PCdoB/PCB, PTN/PAN e PSL/PP também deverão registrar chapa completa com 36 candidatos. (veja quadro)
A redução do número de vereadores também fez aumentar o quociente eleitoral divisão do total de eleitores pelo número de cadeiras para eleger um candidato. ''Os partidos grandes vão ser menos prejudicados porque geralmente têm mais candidatos e geralmente são mais forte. Vão ter menos problema para fazer legenda. O partido que antes (com 21 vereadores) precisaria 10.900 votos para eleger um vereador, agora precisa de 14 mil. Os partidos pequenos e até os maiores correm o risco de fazer nenhum vereador. Acho que no geral todo mundo sai prejudicado, a representatividade popular sai prejudicada'', disse o presidente do diretório municipal do PMDB, Miguel Pereira.
A coligação proporcional do PHS/PL/PSC ainda poderá ser alterada na Justiça Eleitoral. O diretório municipal do PHS, dissolvido pelo diretório estadual do partido, havia decidido em convenção pela coligação com o PMN. As atas das convenções serão analisadas pela justiça.


Número de candidatos por partidos e coligações

Cadastre-se em nossa newsletter

PT/PCdoB/PCB 36
PSB/PTdoB/PFL 34
PHS/PL/PSC 36
PTN/PAN 36
PSL/PP 36
PDT 24
PPS 22
PSDB 24
PV 10
PSDC 26
PMDB 21
PTB 27
PMN 27


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo