A Sanepar teve que reduzir em 50% a produção de água no Sistema Tibagi durante a madrugada desta quarta-feira (4). Por conta disso, haverá desabastecimento em alguns bairros de Londrina.
Em função das chuvas que ocorreram nos primeiros dias do ano, a empresa foi obrigada a paralisar parte do sistema para a lavagem dos decantadores da estação de tratamento de água, que acumularam muita lama. Na noite de terça-feira (3), técnicos da Sanepar registraram 1.100 unidades de turbidez na água que chega à Estação do Tibagi. O normal seria até 500.
A limpeza da Estação foi finalizada no final da manhã, mas a distribuição de água deve ficar prejudicada durante a tarde. Segundo Bahls, embora a captação no Ribeirão Cafezal e em poços esteja normalizada, como o Rio Tibagi é responsável por 54% de toda a produção de água de Londrina, o desabastecimento tornou-se inevitável.
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
A região Sul foi a mais afetada pela falta de água. Os bairros Cafezal I, II, III e IV e Jd. Acapulco já não tinham água no final da manhã. A região Leste deve ficar sem água durante a tarde. As demais regiões da cidade, principalmente os jardins Coliseo e das Américas, sentirão queda brusca da pressão da rede de água, devido a manobras operacionais realizadas para amenizar os efeitos da queda de produção.
A normalização da distribuição de água deve ocorrer apenas durante a noite. A Sanepar pede a colaboração de todos no uso racional da água.
Mais informações pelo Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar 115.