"O Executivo municipal vem trabalhando para a implantação da Região Metropolitana de Londrina que já existe formalmente, e que uma vez instalada poderia alavancar mais investimentos nos municípios." A afirmação é do secretário municipal de Planejamento, Marcos Defreitas, que, aliado a esta idéia, protocolizou na última segunda-feira, no Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, o pedido de instalação de um escritório do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) no município.
De acordo com o secretário, a representação da entidade em Londrina contribuiria com o planejamento e a implantação das ações que devem ser desenvolvidas no município, envolvendo diversos setores, como saúde, meio ambiente e sistema viário. Defreitas ressaltou ainda a importância que Londrina possui diante os municípios vizinhos.
Conforme explicou Marcos Defreitas, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social é uma autarquia ligada à Secretaria Estadual do Planejamento e Coordenação Geral que tem como função apoiar e auxiliar o governo do Paraná. O Ipardes realiza pesquisas e estudos, elabora projetos e programas, acompanha a evolução da economia do Estado e fornece apoio técnico para formulação de políticas de desenvolvimento.
Leia mais:
UEL aprova calendário de graduação para 2025
Evento "Mulheres na Roda de Samba" também acontece em Londrina
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Final de semana será de tempo instável e chuvas em Londrina e região
A autarquia também fornece dados estatísticos para os estudos voltados ao conhecimento da realidade física, econômica e social do Estado. Além disso, o Ipardes elabora, executa programas e promove atividades de formação e desenvolvimento de recursos humanos para pesquisa, planejamento e gerência nas áreas de atuação governamental.
Fonte: Prefeitura Municipal de Londrina