Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estatísticas da PM

Londrina tem queda de 64% em casos de crimes dolosos após Operação Vida

Heloisa Corso - Estagiária*
22 fev 2021 às 16:27
- Divulgação/ PM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Subseção de Análise Criminal e Estatística da Polícia Militar divulgou recentemente os números de homicídios no Paraná durante a realização da Operação vida, que resultaram em uma queda significativa.

Em todo estado, a redução foi na faixa de 60%. Em Londrina, o índice foi um pouco maior, chegando aos 64%. Até dia 15 de fevereiro de 2020, a Polícia Militar do município registrou 17 homicídios. No mesmo período deste ano, houve uma queda drástica, registrando seis casos. Contando a abrangência do 2º Comando Regional da PM, uma área com 89 municípios e aproximadamente dois milhões de habitantes, houve ainda uma queda em metade dos casos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar, tenente-coronel Hilberaldi Correia de Lima, explica que a diminuição de casos não foi por acaso, uma vez que a PM está intensificando os trabalhos nos dias, locais e horários de maior incidência de criminalidade. Ele também ressalta a importância da tecnológica da análise criminal. "Por meio dela, utilizamos uma coleção de métodos para planejar ações e políticas de segurança pública, obter dados, organizá-los, analisá-los, interpretá-los e, deles, tirar conclusões sobre a incidência da criminalidade no espaço geográfico”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Campanha antecipada

Mutirão vacina 6.799 pessoas contra a gripe neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Espaço passa por reforma

Sem delegacia da Mulher 24h, Central de Flagrantes terá sala especializada em Londrina

Imagem de destaque
E dia 29 no CSU

Teatro da Paixão de Cristo será neste domingo no aterro do Lago Igapó em Londrina


O tenente-coronel ainda explica que essa queda representa uma possível diminuição dos indicadores de criminalidade, trazendo uma maior segurança à população, mas que isso depende de outros fatores como o sistema prisional, sistema de investigações focadas no combate à violência, unidades policiais especializadas, investimentos em segurança pública, policiamento ostensivo focado no cidadão e próximo a ele, além de outras políticas públicas para diminuir as desigualdades sociais.

Publicidade


Operação Vida

A Operação Vida teve início há cerca de dois meses, conta com o apoio de mais de 3 mil policiais militares e tem como objetivo buscar a redução das taxas de homicídios dolosos e feminicídios, com ações voltadas para combater os crimes transversais, que geralmente são os fatores relacionados na prática de mortes violentas.


Uma de suas ações foi intensificar o policiamento ostensivo em locais de maior índice de assassinatos, além de realizar ações preventivas e repressivas por meio de bloqueios de trânsito, cumprimento de mandados de prisão e apreensão, atividades de presença, bloqueios táticos, abordagens policiais, fiscalização de veículos, com o intuito de desestimular os crimes dolosos contra a vida nas regiões abrangidas.


A PM afirma que tem como maior meta preservar a ordem pública e trazer um aumento da sensação de segurança da população.

*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade