Até 4 de outubro as construtoras terão prazo para participarem do edital de licitação para a construção de três barracões de emprego, lançado pela Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel). A expectativa é de que sejam gerados 160 novos empregos na cidade. Hoje, calcula o presidente da Codel, o número de desempregados no mercado de trabalho em Londrina chega a casa dos 20 mil.
Segundo Octávio Cesário Pereira Neto, presidente da Codel, deverão ser investidos recursos do governo federal na ordem de R$ 300 mil para a edificação dos imóveis. Dois deles, de mesmo tamanho, serão construídos nos distritos de Warta e Guaravera. O terceiro está sendo dirigido pela Associação Londrinense de Supermercadistas (Ales). A construtora vencedora da licitação terá 90 dias para a conclusão.
Os barracões do emprego, afirma Pereira Neto, deverão disponibilizar postos de trabalho para a vocação econômica de cada distrito. ''Guaravera deverá explorar algo como o envasamento de bebidas'', exemplifica o presidente da Codel. Assim como o distrito de Warta, no Condomínio Germano Balan (Zona Norte), na região dos Cinco Conjuntos, poderá dedicar-se ao setor gastronômico, com empresas voltadas para a produção de embutidos e compotas.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
O empreendimento da Ales é o mais estruturado no momento. Os outros dois dependem do desenvolvimento de projeto dos conselhos administrativos de cada distrito. A Ales deverá instalar 45 pequenos supermercados em uma cooperativa com o objetivo de fazer frente às grandes redes supermercadistas, como Carrefour, Big, Condor e Mufatto. ''Eles pretendem comprar em grande quantidade com melhor preço, para poder repassar, com preço competitivo, ao consumidor'', destacou Pereira Neto.