Londrina terá o primeiro laboratório têxtil público do Brasil, graças a uma parceria entre o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). O laboratório especializado em moda vai funcionar no Complexo Metrológico de Londrina, que ficou pronto neste mês. O laboratório vai oferecer estágios para estudantes de moda da UEL e acesso a testes de qualidade ao pequenos industriais do setor. As informações são da AEN.
A parceria entre Ipem e UEL foi garantida por iniciativa do gerente regional do Ipem em Londrina, Marcelo Trautwein, que contatou o reitor Wilmar Marçal. Uma comitiva da Universidade já visitou o local, que deverá ser ocupado pelo Ipem nos próximos dias. Segundo Trautwein, a UEL é o primeiro parceiro para realizar o trabalho de averiguação e testes.
O Centro Metrológico contará com cinco laboratórios: um têxtil para ensaio químico, outro para testes físicos, um de pré-medidas, outro ligado à construção civil um de qualidade têxtil, que será coordenado pelo curso de Moda da UEL. A proposta é dar suporte tecnológico para o setor de vestuário em Londrina e região. "Fora as atividades de fiscalização, nossos laboratórios estarão abertos a toda a comunidade acadêmica da região", afirma Trautwein.
Leia mais:
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Prefeitura abre licitação para finalização das obras de restauro do Museu de Arte de Londrina
Caixas de Correios temáticas despertam a curiosidade de quem passa pelo Bosque de Londrina
Reforma da Câmara Municipal de Londrina deverá ser entregue somente em 2025
O reitor Wilmar Marçal afirma que a abertura do Ipem à Universidade vai aproximar o estudante de Design de Moda da pesquisa aplicada ao mercado de trabalho, o que significa investir no aprimoramento da relação profissional do estudante, beneficiando a comunidade regional. Marçal visitou na semana passada o presidente do Ipem do Paraná, Marco Berberi, em Curitiba, para agradecer a cessão do laboratório têxtil.