Neste domingo (10), aniversário de 89 anos de Londrina, uma carreata vai percorrer todas as regiões da cidade para apresentar à população os 147 novos ônibus adquiridos para o sistema de transporte coletivo do Município.
O evento terá início às 13h, com saída da avenida dos Expedicionários, nas proximidades do Jardim Botânico.
De acordo com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), que gerencia o transporte público em Londrina, estavam previstos 94 novos ônibus para 2023. No entanto, com o trabalho integrado entre o Município e as concessionárias, esse número saltou para 147, ou seja, 53 a mais que o previsto, o que representa uma renovação de 42% da frota.
Leia mais:
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina
Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Dos 147 novos ônibus, 96 foram adquiridos pela concessionária TCGL (Transportes Coletivos Grande Londrina) e 51 pela concessionária Londrisul. O valor total do investimento é de cerca de R$ 90.400.000,00.
COMODIDADES
Do total de ônibus incorporados à frota, 44 possuem ar-condicionado, sendo que, destes, 22 contam também com piso diferenciado no modelo Taraflex, assentos estofados, câmeras de segurança e monitores.
Todos os novos ônibus estão equipados com internet wi-fi e estão 100% adaptados ao transporte de pessoas com deficiência. Todas essas características ampliam o conforto e a qualidade para os usuários.
Os modelos possuem ainda, sistema eletrônico que proporciona maior conforto e estabilidade aos passageiros. Seus motores Euro 6 são ecologicamente sustentáveis e atendem as normas mais modernas de redução de emissão de poluentes, contribuindo com o meio ambiente.
Com as novas aquisições a quantidade de ônibus com ar-condicionado no sistema saltou de 32 para 76 unidades, um aumento de 138%.
TRANSPORTE PÚBLICO EM LONDRINA
O sistema de transporte público londrinense possui atualmente 133 linhas, sete terminais de integração e uma estação de embarque e desembarque (Catuaí). Diariamente, o serviço é responsável pelo deslocamento, em média, de 44,5 mil pessoas, registrando cerca de 89 mil passagens, operando de domingo a domingo, das 5h à meia-noite e meia.
Com 220 ônibus, a TCGL opera prioritariamente nas regiões norte, leste e oeste. Já os 134 veículos da Londrisul circulam prioritariamente nas regiões central, sul e leste.