A audição, um dos cinco sentidos do corpo humano, é uma função sensorial que permite captar os sons pelo ouvido. Crucial para a comunicação, além de detectar perigos e sons do ambiente, a audição ainda desempenha um papel importante no equilíbrio.
É graças à capacidade de ouvir que interagimos com o mundo e reagimos aos estímulos sonoros. Das canções de ninar a trilhas sonoras que marcaram o cinema, as memórias musicais compõem a biografia de cada indivíduo.
A música, seus gêneros e ídolos estão disponíveis a todos - com inúmeras possibilidades de acesso. Cientes de como a música pode tornar um ambiente mais atrativo, agradável e receptivo, há estabelecimentos comerciais que prezam por escolhas neutras, em volumes não conflitantes e com seleções musicais que tornam mais agradável a hora do almoço, um café da tarde, a compra de roupas e acessórios e até eletrônicos.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
MÚSICA AMBIENTE NA MEDIDA
Um exemplo vem dos empresários Sthefany Wick e Max Wick que complementam a identidade da loja de roupas e acessórios, localizada na rua Paranaguá, com um som ambiente personalizado.
"Temos uma playlist elaborada para nossa loja e o Max, que sempre trabalhou com música e é compositor, é quem geralmente escolhe uma a uma", conta Sthefany.
Decorada com referências musicais como Elvis Presley, Madonna, Freddie Mercury, Jimi Hendrix, David Bowie e Luan Santana, por exemplo, o espaço traz em sua decoração ainda fitas cassetes e LPs que valorizam a arte musical e nomes respeitados por diferentes gerações.
"Nossos clientes sempre comentam e sugerem músicas. Nossa decoração tem grandes nomes da música nacional e internacional, isso acaba trazendo memórias afetivas aos nosso público. Eles contam histórias sobre algum show que foram, ou quando escutam uma determinada música lembram e dividem um capítulo importante da vida", diz a comerciante.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: