Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Independência

Mais de seis mil participam de desfile na Leste-Oeste

Redação - Bonde
07 set 2005 às 16:39

Compartilhar notícia

Cavalaria participou de desfile cívico em Curitiba - AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais de seis mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, participaram do Desfile de 7 de setembro na Avenida Leste-Oeste, em Londrina.

Sessenta homens da PM foram destacados para trabalhar na segurança. Eles foram auxiliados por agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Nenhum incidente foi registrado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O evento que terminou por volta do meio-dia, contou com a participação de algumas autoridades do setor de educação, polícia e de alguns vereadores de Londrina que acompanharam o desfile do palanque. O prefeito Nedson Micheleti (PT) não compareceu. A bandeira foi hasteada pela secretária municipal de Educação, Carmem Sposti.

Leia mais:

Imagem de destaque
Investimento de R$ 5 milhões

Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte

Imagem de destaque
Operação Black Friday

Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina

Imagem de destaque
Torneio Paraná de Verão

Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Veja a programação completa!

"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina


O desfile foi aberto às 9 horas pelos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, seguidos pelo Tiro de Guerra e soldados da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e as polícias Rodoviária e Florestal.

Publicidade


Além das escolas públicas, alunos de escolas particulares também desfilaram, seguidos de integrantes de projetos desenvolvidos pela prefeitura, que incluem crianças e adolescentes, e que estimulam a cidadania em suas atividades.


Protestos

Publicidade


Como em anos anteriores o desfile também foi marcado por protestos de sindicatos e entidades.


Representantes do Sindicato dos Bancários saíram em passeata logo após o encerramento do desfile.

Publicidade


Integrantes da Organização Não Governamental (ONG) Ordem Brasil, também estiveram na avenida recolhendo assinaturas para o abaixo assinado nacional organizado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que pede ética e transparência nas investigações no Congresso Nacional.


Este ano, ao contrário do ano passado, integrantes do Grito dos Excluídos não participaram do encerramento do desfile na avenida Leste Oeste. Cerca de 100 pessoas, entre agentes pastorais e de movimentos sociais se concentraram na Paróquia Jesus Cristo Libertador, nos Cinco Conjuntos (Zona Norte).

Publicidade


Curitiba


Mais de 80 mil pessoas lotaram a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, em Curitiba, para prestigiar o desfile cívico-militar em homenagem aos 183 anos da Independência do Brasil. Entre civis e militares o desfile teve mais de oito mil participantes.

Publicidade


O desfile teve início com a passagem de escolas públicas estaduais e municipais, com a participação de mais de 5 mil alunos, acompanhados por bandas marciais.


Fechando o desfile cívico, atletas que estão em Curitiba para participar do Mundial de Atletismo do Trabalhador, realizado pela primeira vez no Brasil, renderam homenagens ao País.

Publicidade


O desfile militar foi aberto com os grupamentos escolares de ensino do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Paraná. Desfilaram os cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê, os alunos do Colégio da Polícia Militar e do Colégio Militar de Curitiba, além do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro.


Em seguida, passaram pela Avenida Cândido de Abreu os grupamentos a pé das Forças Armadas, da Polícia Militar e os pelotões da Guarda Municipal de Curitiba. Um grupamento de policiais militares e bombeiros da reserva remunerada e outro com as alunas da primeira turma do curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros também passaram pela avenida.

Fonte: AEN e Folha de Londrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo