Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prêmio

Maternidade de Londrina é eleita a melhor do sul do BR

Redação Bonde
06 mar 2007 às 19:21

Compartilhar notícia

Em média, a maternidade faz 4 mil partos por ano, o que representa 70% do total de nascimentos ocorridos na cidade - n.com/PML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, receberá, nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o "V Prêmio Galba de Araújo", oferecido pelo Ministério da Saúde para destacar hospitais que mais investem no parto normal e atendimento humanizado a gestantes e bebês.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde já havia enviado à maternidade a placa comemorativa ao prêmio, além da premiação em dinheiro, no valor de R$ 50 mil, que será revertido em melhorias ao hospital.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O prêmio "Galba de Araújo" representa será concedido em virtude da diminuição no número de cesáreas e da estrutura oferecida à gestante durante e no pós-parto, entre outros quesitos. De acordo com o gerente da maternidade, Rodrigo Rosseto Avanso, o prêmio é uma coroação ao esforço e empenho de toda a equipe que trabalha na área de obstetrícia na cidade. "A maternidade recebe o prêmio, mas não podemos nos esquecer que este trabalho começa antes, na unidade básica de saúde. O prêmio é para a cidade de Londrina e, mais que isso, para a mulher londrinense", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Sesc Cadeião

Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta

Imagem de destaque
Vereadora eleita

Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA

Imagem de destaque
Deslocamentos curtos

Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina

Imagem de destaque
Nova frente fria

Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região


A maternidade já havia sido selecionada como a melhor, na etapa estadual, nas últimas três edições do prêmio. Os números registrados em 2006 mostram que o hospital tem investido no estímulo ao parto normal. De janeiro a setembro do ano passado, a média de partos normais realizados foi em torno de 73%, bem acima da média nacional. Além disso, a maternidade também inovou no ano passado, oferecendo o serviço de registro das crianças no próprio hospital, antes de receberem alta. Até setembro, 1.754 bebês já haviam deixado o hospital com o registro de nascimento.

Publicidade


Estes e outros fatores, como o serviço de atendimento odontológico e a realização dos testes do pezinho e da orelhinha, foram apontados por Avanso como fundamentais para que a maternidade recebesse o prêmio.


Desde que a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai começou a atender a população, em 1993, foram realizados 50 mil partos. Em média, são feitos entre 3.500 e 4 mil partos por ano, o que representa 70% do total de nascimentos ocorridos na cidade. Em 2000, a instituição já havia recebido o prêmio "Amigo da Criança", da Unicef.

O "Galba de Araújo" é o segundo prêmio recebido pela Prefeitura de Londrina em virtude do trabalho realizado na saúde em 2006. Em maio do ano passado, a cidade foi premiada, também pelo Ministério da Saúde, em virtude da correta aplicação dos recursos na implantação do Programa Saúde da Família (PSF).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo