O programa Consórcio Social da Juventude "Vida Nova", do Ministério do Trabalho e Emprego, aprovado no ano passado, será lançado oficialmente na tarde desta sexta-feira (03) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
A abertura oficial das atividades do consórcio será realizada no salão do Canadá Country Club, que fica na avenida Juscelino Kubitscheck, n° 1.854, com a presença da maioria dos 700 jovens selecionados para o projeto. O programa federal já beneficia em Londrina, 400 jovens; e mais 300 de Apucarana e Arapongas.
De acordo com o gerente do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Londrina, Mauro Viecili, o Consórcio Social da Juventude é uma complementação do Sine e uma das ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do Ministério do Trabalho e Emprego. O consórcio tem como objetivo principal a criação de oportunidade de trabalho, emprego e renda para jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e risco social.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Viecili afirmou que o programa tem ainda como objetivos melhorar a qualificação da força de trabalho; aumentar a auto-estima e a participação da juventude na vida social e econômica do país; e constituir um espaço físico, denominado de Centro de Juventude, como ponto de encontro das ações desenvolvidas pelas entidades da sociedade civil, consorciadas em sua base social.
Conforme o gerente do Sine, o início das aulas está previsto para próximo dia 13, nos três municípios. A instituição âncora e gerenciadora do projeto para as três cidades é a Funtel. Em Londrina as aulas serão na própria Funtel. Em Apucarana, serão no prédio do antigo Fórum, que fica na praça Rui Barbosa, nº 12. Em Arapongas, as aulas vão ser na sede da Guarda Mirim, que fica na rua Coroira, n° 318. O projeto conta com o apoio da Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
Os jovens serão capacitados por cinco meses e receberão uma bolsa auxílio de R$ 150,00 por mês.
Informações da Prefeitura de Londrina