Pesquisar

Canais

Serviços

A máquina poderá custar cerca de R4 4 mil - AEN
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Iapar

Modelo para corte de amoreira é apresentado na Expô

Simone Albieri - Folha News
13 abr 2005 às 17:18
Continua depois da publicidade

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) apresenta na Exposição Agropecuária de Londrina novo modelo de máquina para poda e colheita de amoreira.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O pesquisador Augusto Guilherme de Araújo explica que o projeto ainda está em andamento, e que a intenção é colher opiniões e sugestões dos produtores de bicho-da-seda que visitam a feira. O novo equipamento está em demonstração na Via Rural (Fazendinha).

Continua depois da publicidade


O corte de amoreira é uma operação crucial na criação de bicho-da-seda. Quando chegam à última idade, as lagartas precisam receber alimento várias vezes ao dia, e é preciso que as folhas sejam servidas ainda tenras. Isso significa que não podem ficar muito tempo no campo depois do corte, nem passar de um dia para o outro. O desafio é desenvolver um equipamento que faça a colheita rapidamente, diminua o esforço físico do trabalhador e reduza os custos de produção.


A máquina começou a ser desenvolvida há pouco mais de um ano. Em novembro, começaram os testes e ajustes na estação experimental do Iapar, em Londrina, e na Bratac, em Cambé.


De acordo com Araújo, "o desempenho tem se mostrado bastante satisfatório, o corte é feito de três a quatro vezes mais rápido que na operação manual". A partir do segundo semestre serão iniciados os testes diretamente com produtores.

Continua depois da publicidade


O processo de patenteamento já foi iniciado pelo Iapar. Araújo acredita que a indústria de máquinas agrícolas vai se interessar pela fabricação. "Especialmente as pequenas, pois há demanda e o custo do equipamento é baixo", afirma. Ele estima que a máquina pode chegar ao mercado a um custo aproximado de R$ 4 mil.

Fonte: AEN


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade