Depois de tentar junto à Prefeitura, sem obter suscesso, os moradores do Jardim Cristal, zona sul, resolveram arregaçar as mangas e acabar com o problema eles mesmos. Boa-vontade, tinham de sobra. Faltou a técnica.
Neste sábado, um grupo de 15 pessoas tentou fazer uma canaleta na Rua Ugolino Ferreira para desviar a água de uma mina para um córrego próximo. Sem asfalto a rua fica permanentemente embarreada por causa da mina.
O trabalho, no entanto, teve que ser interrompido após ser escavada uma valeta. Segundo a presidente da Associação de Moradores do Santa Joana, Cristal e Campos Elíseos, Isabel Cristina Pereira, durante o trabalho os moradores perceberam que a canaleta superficial não resolveria o problema, já que a água continuaria minando por baixo.
Leia mais:
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Em carta, Arquidiocese de Londrina orienta e destaca o Jubileu da Esperança
Isabel afirmou que não sabiam como proceder tecnicamente nesta situação e precisavam de um técnico da Secretaria de Obras. Segundo ela, Antônio Ursi, da secretaria, teria se comprometido a ir até o bairro na tarde de ontem. O mutirão foi suspenso até receberem a orientação técnica e mais material.
Areia, tijolos e cimentos, de acordo com a presidente da Associação, foram cedidos pela secretaria de Obras, mas precisavam de mais. "Disseram que na terça-feira vão nos fornecer mais material. Teremos que aguardar", afirmou.
O secretário de Obras, Aloysio Freitas afirmou que quando a secretaria enviou o material, na sexta-feira, um técnico esteve no local e teria orientado que a obra não poderia ser realizada da forma como pretendiam. Seria necessário fazer uma drenagem e utilizar pedra britada.
Questionado sobre o porquê de a própria secretaria não realizar o trabalho, o secretário afirmou que sua equipe está ocupada com a operação de combate à dengue. "Na próxima semana enviarei um técnico para orientar os moradores", disse.