Os quatro casos de dengue registrados esta semana em Londrina - todos contraídos na cidade - e as constantes chuvas dos últimos dias colocaram em alerta a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a gerente de Epidemiologia, Sônia Fernandes, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, já circula por toda a cidade.
De acordo com Sônia, para evitar a proliferação do mosquito a população precisa colaborar. O alerta é principalmente para quem vai viajar nestas férias e ficará com a casa fechada. A orientação é não deixar água parada: remover qualquer recipiente que acumule água; jogar água sanitária no vaso sanitário e deixar fechado com a tampa; jogar água sanitária em todos os ralos dentro e fora da casa; retirar o prato do vaso de planta e cobrir piscina com lona que não acumule água. As informações são do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
Dentre as ações do município estão a continuidade nesta semana da campanha de visita em 100% dos imóveis da cidade pelos agentes comunitários de saúde, em parceria com os agentes de controle de endemias. A operação começou no dia 18 de dezembro do ano passado, e conforme ela, os cerca de 700 agentes que estão nas ruas, já deveriam ter encerrado a campanha, porém estão encontrando dificuldade em virtude das chuvas e por encontrar muitas residências fechadas.
Leia mais:
Feira Gastronômica da Concha Acústica tem show da Banda Jaca Trio nesta sexta-feira
Espetáculo "Cara Cora" leva palhaçaria e arte drag para o palco
Londrina EC acerta com Wallace e traça perfil experiente para o elenco
Londrina classifica sete modalidades para semifinal dos Jogos Abertos
Outra ação importante contra o mosquito da dengue, segundo a gerente, é a operação de aplicação de inseticida contra o mosquito, pelo carro fumacê, em 100% da região urbana de Londrina.
Em 2006, Londrina registrou 73 casos de dengue, sendo 44 autóctones e 29 adquiridos em outras regiões do país. Do total de notificações do ano, 1132, além dos casos confirmados, 960 foram descartadas e 99 ainda estão com exame em andamento.