16/06/21
PUBLICIDADE
Ordem de vacinação

Municípios não têm autonomia para fazer alterações no Plano de Imunização, diz Felippe Machado

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook


Durante transmissão ao vivo na noite deste domingo (11), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o secretário municipal de Saúde Felippe Machado apresentaram os números do boletim confirmados nas últimas 24 horas e apresentaram que houve redução de 32,85% na média móvel de casos confirmados nos últimos 14 dias, de 281 para 188. Além disso, reafirmaram que os municípios não têm autonomia para fazer alterações no Plano de Imunização Nacional.


O R0, que mede a transmissão, está em 1, um dos menores índices do Estado. "Se sobe o R0 aqui, sobe na região. E se desce, acontece primeiro aqui e depois desce nos outros municípios da região.” "Estamos saindo da primeira onda, mas as UTIS ainda estão cheias”, declarou o prefeito.

Inclusive, Belinati falou sobre estar usando duas máscaras, após terem perguntado no chat. "Estou usando duas máscaras, porque o número de jovens internados em UTI superou o número de idosos em razão da nova variante. Os médicos falaram que os jovens que chegam lá não chegam a tempo à UTI, de tão grave que é essa variante e são jovens sem comorbidades”, destacou.

Ordem da vacinação

De acordo com o prefeito, a ordem de vacinação foi definida pelo Governo Federal. "Se a prefeitura mudar essa ordem de vacinação, vocês vão ver aquilo que está passando na televisão todos os dias que são os fura-filas. Aí vai todo mundo ser processado. Quem aplicou e quem recebeu a dose. Temos que seguir a ordem adequada de vacinação", esclareceu.

Felippe Machado apresentou ainda como será a continuidade das vacinações por grupos prioritários. Ele explicou que o primeiro grupo foi composto por profissionais de saúde, o segundo grupo foi composto por idosos e as forças de segurança obtiveram o direito de serem vacinados também.

O terceiro grupo será composto por aqueles que possuem comorbidades e que tenham idades entre 18 e 59 anos. Mas não é qualquer doença. A comprovação da doença deve ser por meio de atestado médico, mas o padrão dele ainda não foi definido. Veja as comorbidades, conforme o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde:

- Diabetes
- Doenças Pulmonares Crônicas Graves (doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática)
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- Hipertensão Arterial Estágio 3 (pressão arterial sistólica maior ou igual que 180mmHg e/ou diastólica maior ou igual que 110mmHg, independente da presença de lesão em órgão-alvo ou comorbidade)
- Hipertensão Arterial Estágios 1 e 2 com Lesão de Órgão-Alvo e/ou Comorbidade (pressão arterial sistólica entre 140 e 179mmHg e diástolica entre 90 e 109mmHg)
- Insuficiência Cardíaca (IC)
- Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar
- Cardiopatia Hipertensiva
- Síndromes Coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas
- Arritmias Cardíacas
- Cardiopatias Congênitas no Adulto
- Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados
- Doença Cerebrovascular
- Doença Renal Crônica
- Anemia Falciforme
- Obesidade Mórbida (IMC acima de 40)
- Imunossuprimidos
- Síndrome de Down
- Cirrose Hepática

O quarto grupo é composto pelas demais deficiências, trabalhadores do setor de transporte, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, trabalhadores da educação (professores e funcionários), profissionais de assistência social.

Até o momento, de acordo com o vacinômetro de Londrina, 86.460 doses (1ª dose) foram aplicadas e 22.026 da 2ª dose foram aplicadas. Os números foram computados até as 23h de 10 de abril.
Redação Bonde
PUBLICIDADE
Continue lendo
No Twitter

Toffoli nega liminar para Bolsonaro desbloquear site de notícias

15 JUN 2021 às 18h43
conscientização

Disque Idoso Paraná ajuda Governo a dar proteção a pessoas com 60 anos ou mais

15 JUN 2021 às 17h29
Pandemia

Governo avalia criar assistência para órfãos do coronavírus

15 JUN 2021 às 16h55
Pior seca da história

Incentivo para consumo de luz fora do horário de pico pode começar em julho

15 JUN 2021 às 16h46
Envio de uma tripulação à lua

Governo assina acordo para apoiar programa da Nasa que prevê nova missão à Lua em 2024

15 JUN 2021 às 16h25
Maior competitividade

Câmara aprova projeto que aumenta vida útil dos táxis de Londrina

15 JUN 2021 às 15h46
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados