A pesquisa publicada nesta quinta-feira na Folha e ainda disponível aqui no Bonde, que apontou que 66,8% dos entrevistados que pretendem participar do plebiscito reprovam a proposta de venda da Sercomtel Celular, preocupa o prefeito de Londrina, Nedson Micheleti (PT). A consulta, feita em parceria com a Rádio Paiquerê AM e a Canadá Pesquisas, mostra ainda que 27,7% são a favor da venda da companhia telefônica e 5,5% não souberam responder.
Foram entrevistadas 600 pessoas, entre os dias 14 e 17 deste mês. 'Essa pesquisa me deixou muito, bastante preocupado', admitiu o prefeito. 'Achei que fosse ficar, no mínimo, na faixa dos 40% favoráveis à venda. Não esperava a maioria, mas um resultado mais equilibrado', desabafou.
Nedson, que defende a venda, afirmou que é um desafio convencer a população da necessidade de vender a estatal, a menos de um mês do plebiscito, marcado para 19 de agosto. 'O desafio é convencermos que é importante votar com clareza, que é necessária a venda'.
Leia mais:
Jornalista da Folha de Londrina ganha prêmio de Ciência e Tecnologia
Londrina Iluminação completa dez anos nesta terça
Com entrada gratuita, Londrina Mais Histórias começa nesta quinta no Parque Ney Braga
Londrina conta com mais de 500 oportunidades de emprego nesta semana
Para Nedson, o fato de a prefeitura ser impedida, por lei, de fazer campanhas explicando as razões que fizeram a administração decidir pela venda, dificulta o processo. 'Eu acho que a população não tem informação suficiente', observou. 'Estamos informando através da imprensa, mas quantas pessoas têm acesso à mídia? O tema tem profundidade técnica razoável'.
* Leia mais em reportagem de Cristiane Oya na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta sexta-feira