Os servidores da Prefeitura de Londrina realizaram um plantão para receber os contribuintes que precisavam tratar de assuntos relacionados ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 e tiveram dificuldades para acessar os serviços on-line, no último sábado (06).
Durante o dia, 240 atendimentos foram realizados, seguindo todos os protocolos de saúde para a prevenção da pandemia viral. Entre eles, o mais procurado foi o pedido de parcelamento do tributo e emissão da segunda via do boleto (119 atendimentos). Em seguida, 81 contribuintes buscaram saber sobre a isenção do imposto, 30 sobre agendamento, nove atualizaram seu cadastro junto à Prefeitura e um requereu auxílio a respeito do Imposto Sobre Serviços (ISS).
Segundo o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, tudo transcorreu de forma tranquila e dentro dos horários agendados pela população. "O Plantão do IPTU teve atendimento rápido e organizado, e seguiu rigorosamente todos os protocolos de saúde. No início do ano, a procura é grande por conta dos pedidos de isenções, por isso, nossa ideia é levar às informações de forma didática e oferecer todas as condições para que a população possa atualizar seus dados e ficar em dia com o município”, esclareceu Perez.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
Durante a ação, organizada pela Secretaria Municipal de Fazenda, os contribuintes puderam sanar dúvidas diversas, requerer a isenção do tributo, pedir o parcelamento de débitos, atualizar as informações pessoais e dos boletos vencidos, além de emitir a 2ª via do carnê do IPTU 2021. Todos esses serviços estão disponíveis pela internet. Para acessá-los basta entrar no site da Prefeitura de Londrina, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), e se cadastrar. O passo a passo está disponível no Manual do Usuário Externo.
Próximo plantão – Além desse plantão de sábado, outro será realizado no dia 20 de fevereiro, para ajudar quem não tem internet ou está com dificuldades para utilizá-la. Ele deverá acontecer no mesmo horário, das 8h às 14h, na Praça de Atendimento da Prefeitura de Londrina (Av. Duque de Caxias, 635, Centro Cívico), com agendamento prévio.
Serão disponibilizadas 250 vagas e quem desejar já pode agendar o atendimento pelo Portal da Prefeitura, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 3372-4424 e 3372-4334. "A ideia é justamente diluir os atendimentos, oferecendo uma opção ao contribuinte que trabalha a semana toda e tem o sábado como opção. Todos os serviços são ofertados, o que contribui de fato para um atendimento diferenciado”, finalizou o secretário da pasta.
Balanço do IPTU – Até a última atualização do IPTU, na quinta-feira passada (4), a Prefeitura de Londrina já havia negociado 87% dos R$ 185 milhões referentes ao primeiro lote do IPTU de 2021. Isso significa R$ 162 milhões negociados. A segunda parcela do IPTU vencerá no dia 12 de fevereiro e segundo o secretário de Fazenda, o sucesso dessa negociação deve-se ao pagamento à vista com desconto progressivo anual, que neste ano alcançou 13% de desconto para quem quitou à vista o imposto e o fez assim também nos anos anteriores.
Até 2023, o contribuinte poderá receber até 15% de desconto. "Além do desconto progressivo, o cidadão também está tendo a percepção de que os recursos públicos estão sendo devolvidos em políticas públicas para as diversas áreas, como saúde, educação, assistência social e em obras executadas pelo município”, acredita Perez.