A avenida Juvenal Pietraroia, considera a principal via urbana de acesso a bairros da região oeste de Londrina, está duplicada e renovada. A obra vai facilitar o tráfego na região.
A Prefeitura realizou uma série de melhorias em um trajeto de 500 metros da avenida, a partir da Rodovia Celso Garcia Cid (PR-445), na altura do Jardim Sabará, até a rotatória com a avenida Soiti Taruma. Os últimos serviços operacionais foram finalizados nos últimos dias, sendo que a pista já estava com trânsito totalmente liberado desde o início deste mês.
As obras foram executadas com o intuito de aprimorar o tráfego em um dos gargalos viários que existiam na região oeste, local por onde passam milhares de veículos todos os dias e era alvo constante de reclamações da população. Com investimento total de R$ 2,5 milhões, aproximadamente, os trabalhos vieram para trazer mais agilidade ao trânsito, segurança e conforto aos motoristas em seus trajetos.
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Além da pista duplicada, alargada e revitalizada, essa extensão da avenida Juvenal Pietraroia ganhou um canteiro central com ciclovia, nova iluminação, sistema de galerias pluviais revitalizado, calçadas, meio-fio e rampas acessíveis. Outra novidade foi a implantação de estacionamento para veículos em cada um dos lados da via, bem como sinalização viária e paisagismo.
Outra intervenção considerada importante nesse pacote foi o reajuste da rotatória existente entre as avenidas Juvenal Pietraroia e Soiti Taruma, que passou por uma adequação geométrica a fim de garantir uma conexão mais apropriada e segura com a nova pista duplicada.
Somente os serviços de pavimentação correspondem a 4.500m² em execução de pista, com aplicação de 570 toneladas de massa asfáltica (CBUQ). Calçadas e ciclovias totalizam quase 150 m², além de 375 metros de galerias de águas pluviais.
Antes das obras de duplicação, o trajeto recuperado da avenida possuía um dos sentidos de pista com rolagem única, em uma pista estreita na continuação da avenida Arthur Thomas após o pontilhão da PR-445. Nesse cenário, a estrutura da via não permitia desafogar o trânsito, que ficava substancialmente mais engarrafado nos horários de pico.
Os serviços contratados foram realizados pela empresa Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda, e a LI (Londrina Iluminação) fez a implantação da nova iluminação em LED.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, destacou que a duplicação e realização das melhorias são cruciais para melhorar o trânsito em uma área densamente habitada da região oeste.
“Trata-se de um local que possui, inclusive, um histórico de acidentes ocorridos neste ponto de continuação da avenida Arthur Thomas, no cruzamento da PR-445. Esse gargalo de trânsito ocorria por conta do estreitamento de pista que a Juvenal Pietraroia tinha em pista única nessa altura”, mencionou.
Canhada disse que a atuação da Prefeitura teve como foco expandir a área de passagem de veículos, aumentando a segurança aos milhares de motoristas que circulam pela avenida todos os dias.
“Nessa região há muitas residências, indústrias e um polo dos Correios, em torno de uma rodovia de alto movimento. Então, foram intervenções importantíssimas de mobilidade urbana, atendendo a antigas reivindicações da comunidade”, completou.
RUA PAULO NOVAES DA SILVEIRA
Outra via da região oeste de Londrina que está em fase final de conclusão de obras, já com a pista liberada, é a rua Paulo Novaes da Silveira. Localizada no Jardim Sabará, situada na divisa entre Londrina e Cambé, esta rua foi duplicada pela Prefeitura em um trecho de 650 metros, entre a marginal da PR-445 e a Rua Vital Ferreira Chagas.
Os serviços estão sendo concluídos no local, faltando apenas a execução de uma entrada próxima a um terreno, intervenção que não impede o tráfego de veículos.
Com as obras, a rua Paulo Novaes da Silveira passa a ser totalmente duplicada, uma vez que a via já contava com uma parte em pista dupla. O investimento da Prefeitura foi de cerca de R$ 1,8 milhão para a execução de todas as melhorias, que estão sendo feitas pela empresa Tomelleri Engenharia.
Esta iniciativa permite tornar mais seguro e fluído o trânsito da avenida, por onde passam muitos veículos, incluindo ônibus, e onde há comércios e outros estabelecimentos.