Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Onda de protestos

Onda de protestos: moradores do Jardim Califórnia denunciam PM ao Gaeco

Guilherme Marconi - Grupo Folha
14 abr 2021 às 20:42
- Guilherme Marconi/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Representantes do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, do Movimento Negro, do Conselho Municipal de Transparência e parentes do jovem Cristiano Rodrigues de Jesus procuraram o Gaeco (Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado), órgão ligado ao Ministério Público, na tarde desta quarta-feira (14), para denunciar suposta força excessiva de policiais militares contra moradores do Jardim Califórnia (zona leste). A denúncia foi feita após uma onda de protestos desencadeada em razão da morte do rapaz de 20 anos no último domingo (11) e também por conta de uma abordagem policial feita no dia seguinte, que acabou com moradores feridos com disparos de bala de borracha.


A morte do jovem está sendo investigada pela Policia Civil, com inquérito conduzido na Unidade Policial de Homicídios. A Policia Militar alega que Cristiano estava armado e morreu após reagir a abordagem no domingo. Entretanto, os moradores do bairro têm organizado ao longo da semana protestos negando a versão policial e afirmam que o rapaz foi executado, sem chances de defesa. Cristiano de Jesus, que usava tornozeleira eletrônica, respondia em liberdade por participação em um assalto ocorrido em 2019.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na segunda-feira, logo após o enterro de Cristiano de Jesus, a PM voltou ao bairro em abordagem filmada por alguns moradores e que circula nas redes sociais. Segundo moradores, houve bate-boca e duas pessoas foram presas. Segundo o coordenador estadual do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Carlos Henrique Santana, que estava no bairro, os PMs estavam sem máscara e abordaram adolescentes, exigiram que eles desbloqueassem os celulares e retirassem galhos da rua. Uma mãe e outro morador bateram boca com os policiais quando um deles reagiu com balas de borracha. "Houve uma morte neste bairro, depois uma incerta da PM e a população se inflou e ao invés deles bateram em retirada, foram para cima", relatou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja a programação completa!

'O Sabor da Vida': filme que gira em torno da culinária estreia nos cinemas de Londrina

Imagem de destaque
Refeição completa

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quinta-feira

Imagem de destaque
Nesta sexta

Londrina terá ação educativa com crianças para combater a violência contra animais

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina


LEIA TAMBÉM:

'Se fosse envolvido com o tráfico, a população não faria isso', diz morador do Jardim Califórnia

CONTINUE LENDO NA FOLHA
Um dos atingidos com três balas de borracha foi Fernando Alfradique Scanferla, autônomo e que faz trabalhos sociais na comunidade


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade