O Instituto Não Me Esqueças promove nesta quarta (4), às 14h15, a palestra “Práticas Educativas e Cuidados com Pessoas Idosas que Vivem com Demência”. O encontro será realizado na sede cultural da AML Cultural (Associação Médica de Londrina), localizada na rua Maestro Egídio Amaral, 130, em frente à Concha Acústica. O evento é gratuito e não é necessário se inscrever.
A palestra é voltada aos profissionais de saúde e familiares que cuidam de idosos com demência. A realização é do Instituto, em parceria com o Gesen-UEL (Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento da Universidade Estadual de Londrina), com apoio da SMI (Secretaria Municipal do Idoso) e do CMDPI (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa).
De acordo com a médica geriatra Ana Beatriz Bezerra, palestrante do encontro, a ideia é informar e educar profissionais de saúde e familiares sobre o tratamento humanizado com pessoas idosas que apresentem traços de demência. Segundo a geriatra se espera que novos blocos de conversa surjam a partir das dúvidas e discussão do público presente.
Leia mais:
Em jogo de duas viradas, Londrina EC perde em casa do Maringá
'Abraço por Londrina' comemora revitalização do Centro da cidade
CMTU faz orientações sobre mudanças no trânsito para corrida de rua neste domingo
Londrina recebe novas doses da vacina contra a covid-19
No Brasil, cerca de 8,5% da população idosa convive com alguma doença relacionada à demência, segundo o Relatório Nacional sobre a Demência: Epidemiologia, reconhecimento e projeções futuras, divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro deste ano. A projeção é de que 5,6 milhões de pessoas sejam diagnosticadas até 2050.
NÃO ME ESQUEÇAS
O instituto Não Me Esqueças apoia, desde 2017, famílias que enfrentam os desafios da doença de Alzheimer e outras demências, oferecendo serviços gratuitos como terapias de estimulação cognitiva, palestras, grupos de apoio e terapia comunitária.