Pelo menos 70% das escolas municipais e aproximadamente 40% das unidades básicas de saúde funcionaram em Londrina nesta terça-feira, 8, primeiro dia de uma greve por tempo indeterminada deflagrada por servidores municipais. Na educação, no período da manhã, das 68 escolas da região urbana, 48 funcionaram normalmente; 11 parcialmente e nove ficaram fechadas. No período da tarde, o número de escolas funcionando integralmente na cidade aumentou para 52; cinco permaneceram fechadas e nove funcionaram de forma parcial.
Das 13 escolas da região rural, nos dois períodos (manhã e da tarde), 10 funcionaram normalmente e três fecharam. Dos 12 centros municipais de educação infantil, tanto pela manhã quanto no período da tarde, quatro funcionaram normalmente, três parcialmente e cinco não funcionaram.
A Prefeitura de Londrina orienta a população que em casos de urgência e emergência procurem o Pronto Atendimento Municipal (PAM), adulto e infantil; a unidade básica 24h do jardim Leonor, na região oeste; as unidades 16h, do União da Vitória, na região sul; e a do Maria Cecília, na região norte. Os usuários também podem procurar o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), pelo telefone gratuito 192. Estas unidades da saúde estão em pleno funcionamento.
Leia mais:
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Além destas unidades, estão em funcionamentopelo menos uma unidade básica 12h, em cada região da cidade, além de 10 unidades nos distritos rurais. Funcionários abriram no horário normal, às 7h e a previsão é que funcionem até às 16h. A Secretaria de Saúde calcula que, aproximadamente, 40% da rede municipal de saúde está em funcionamento.
Outras unidades que estão em funcionamento são a Policlínica, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Maternidade Municipal. A direção da secretaria pediu que os pacientes com exames e consultas agendadas devem comparecer porque serão atendidos normalmente.
Com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina