Usuários de 80 mil linhas de telefonia fixa da Sercomtel, em Londrina, não conseguiram completar ligações hoje (19/07) de manhã no período das 9h30 às 11h50. Na maioria das vezes era ouvido o sinal de ocupado após o número ser digitado, mas também houve casos em que os telefones ficaram mudos. O número de linhas atingidas - a maior parte na área central - representa 55% de todos os telefones fixos da cidade.
De acordo com o diretor de engenharia e operações da Sercomtel, Hans Muller, houve um congestionamento provocado por falha no software que comanda as centrais telefônicas existentes em Londrina. As rotas que interligam duas das cinco centrais foram bloqueadas, impedindo que as ligações fossem completadas. Até à tarde a causa da falha no software não havia sido identificada. 'Uma análise em todas as linhas está sendo feita, mas não há previsão de quando chegaremos à origem do problema', informou Muller.
O diretor da Sercomtel explicou que o sistema foi restabelecido com o uso de backups (cópias de segurança dos programas). Ele disse ainda que o sistema conta com rotas de contingência, acionadas quando surgem problemas entre as centrais, mas com capacidade de absorver apenas 20% do tráfego. O dispositivo foi insuficiente diante do problema apresentado.