O desconhecimento leva muita gente a criar mitos em relação à capacidade do surdo. A conseqüência da estigmatização são as menores oportunidades no mercado de trabalho aos deficientes auditivos.
Com o objetivo de melhorar esta situação, uma parceira entre a Prefeitura de Londrina e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Londrina (Apadal) fornecerá oficinas de formação de intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender com qualidade pessoas com deficiência auditiva. As oficinas e o material utilizados são gratuitos.
Segundo Irlane Duarte Alves, assistente social da Apadal, o curso, que é realizado em 10 encontros de duas horas, têm o objetivo de sensibilizar as pessoas a se envolver com o universo das pessoas com deficiência auditiva. O curso tem duração de dois meses.
Leia mais:
Fim de semana será de tempo instável com chuvas em Londrina e municípios da região
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, 1ª edição do Fiil debate futuro da inovação
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta sexta-feira
A meta do curso, segundo ela, é treinar educadores, profissionais liberais, empresas e interessados no universo da ‘cultura surda’.
A assistente social disse que três turmas com 20 integrantes estão em treinamento e que a próxima equipe começa as oficinas nesta terça-feria (dia 3) no Centro Regional de Assistência Social (Cras) da região norte B. Irlane informou que uma turma é treinada na própria Apadal. Os outros dois grupos estão estudando em salas cedidas pela Igreja Sagrada Coração, na rua Mato Grosso (centro).
Informações da Prefeitura de Londrina