O Plano Municipal de Igualdade Racial de Londrina: Londrina e o compromisso com a luta antirracista será lançado nesta sexta-feira (5), às 18h30, no saguão da Prefeitura Municipal. O Plano tem por finalidade implementar políticas públicas de igualdade racial no município, nas diferentes secretarias, órgãos e autarquias, visando o desenvolvimento da população de Londrina. A iniciativa é da Gestão de Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal de Igualdade Racial.
O presidente do Conselho Municipal, Wellisson Aguiar, ressaltou que o plano representa um momento histórico para a promoção da igualdade racial. “A solenidade de lançamento do plano marcará um passo significativo na luta pela construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, simbolizando o compromisso da administração municipal com esta causa."
Aguiar contou que o Plano de Igualdade Racial foi desenvolvido após amplas consultas com a comunidade, em especial, sintetizando os anseios registrados em conferências. “O Plano aborda diversos temas, propondo-se a ser mais um instrumento em favor da sociedade, em especial dos negros e indígenas, mas, de forma geral, auxilia na promoção de uma sociedade mais justa. Este é um momento extremamente importante para Londrina, demonstrando o papel de liderança da cidade no enfrentamento das questões raciais no Paraná e no Brasil”, apontou.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
A voz como instrumento musical é diferencial de show em Londrina
Segundo a gestora de Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, Juliana Bueno, o material atende ao proposto pelo Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial). “Ele propõe políticas públicas comprometidas com a superação dos preconceitos, da discriminação e das desigualdades”, disse.
TREZE EIXOS
O Plano de Igualdade Racial de Londrina está dividido em treze eixos: Gestão das Políticas Municipais de Promoção da Igualdade; Educação; Saúde; Trabalho e Renda; Cultura; Direitos Humanos e Segurança Pública; Povos Indígenas; Religiões de Matriz Africana; Política Internacional; Desenvolvimento e Segurança Alimentar; Infraestrutura; Juventude; Gênero e Orientação Sexual.
O Plano deverá ser revisto e atualizado em até dez anos.
JULHO DAS PRETAS
Durante a solenidade desta sexta (5), também será lançado o Julho das Pretas, campanha voltada ao fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. O Julho das Pretas é alusivo ao dia 25 de julho, uma mobilização realizada desde 1992, quando ocorreu o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas, na República Dominicana.
(Com informações do N.Com)
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA