O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nelson Jobim, autorizou nesta sexta-feira (29/06) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a realizar o plebiscito em Londrina, sobre a proposta de venda da Sercomtel Celular. O diretor-geral do TRE, Ivan Gradowski, disse que a consulta popular poderá ser realizada no dia 19 de agosto.
"Quem sugeriu a data foi o presidente do TRE, desembargador Roberto Pacheco Rocha. Precisamos de tempo para preparar esse trabalho", justificou Gradowski. O TRE consultou o TSE após se reunir com o presidente da Câmara de Londrina, Tercílio Turini (PSDB) para discutir o assunto. A realização da consulta popular sobre a venda da Celular está amparada em lei municipal.
Segundo Gradowski, o TRE irá ceder as urnas eletrônicas, as folhas e o programa de votação, além de técnicos. A convocação dos mesários e a definição dos locais de votação e apuração ficarão a cargo da Justiça Eleitoral de Londrina.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti (PT), acredita que se o plebiscito for realizado em agosto e a população votar favoravelmente à venda, não haverá prejuízo à comercialização da estatal. "Isso é uma boa notícia. Eu havia solicitado até julho, mas 19 de agosto é excelente", comemorou.
* Leia mais em reportagem de Cristiane Oya na Folha de Londrina/Folha do Paraná deste sábado