Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Folha de Londrina

Políticos aceitam bem pesquisa da FOLHA

Cristiane Oya
16 jul 2004 às 01:06

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
A maioria dos candidatos a prefeito de Londrina aposta na propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão que começa no dia 17 de agosto para ganhar o eleitorado e subir nas pesquisas. A pesquisa divulgada ontem pela Folha de Londrina/Rádio CBN/ TV Tarobá, e Instituto Experience, apontou que na espontânea, Antonio Belinati (PSL), tem 27% das intenções de voto, seguido por Nedson Micheleti (PT), com 11%; Homero Barbosa Neto (PDT), Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Elza Correia (PMDB), com 4% cada; Alex Canziani (2%); Félix Ribeiro (PMN), 1% e Naudemar Nascimento (PV) foi citado por menos de 1% dos entrevistados. Nesta sondagem, 40% dos entrevistados disseram que ainda não têm candidato a prefeito.
Na pesquisa estimulada, 38% dos entrevistados disseram que votariam em Belinati, outros 17% em Nedson; 10% em Elza; 8% em Hauly; 6% em Barbosa Neto; 4% em Canziani e 1% em Félix. Nascimento não obteve 1% das intenções de voto.
''A gente sabe que a pesquisa é a tendência do dia. Cabe a quem está na disputa continuar o trabalho na normalidade. Estar em primeiro não altera nada o meu ritmo de trabalho. Qualquer que fosse minha posição na pesquisa prosseguiria neste sonho de ser o tetra prefeito de Londrina'', comemorou Belinati.
Nedson disse ter ficado contente com os números da pesquisa. ''Fiquei contente com esse resultado e agradecido ao povo de Londrina mas também estou com o pé no chão. A eleição está longe, não é um resultado consolidado para candidato nenhum. Reflete o início da campanha. Vou trabalhar muito para consolidar esse resultado'', afirmou.
Barbosa Neto, que ficou em terceiro lugar na pesquisa espontânea e em quinto na estimulada, confia que a propaganda eleitoral gratuita irá mudar o quadro até as eleições. ''A campanha ainda não começou e só depois do início do horário eleitoral poderemos avaliar. Para a maioria da população há um quadro de indecisão'', disse. ''Eu espero convencer o eleitorado indeciso nos programas de rádio e televisão e nos debates. Aposto na inteligência e alto nível de politização do eleitorado londrinense.''
''A pesquisa é um retrato preto e branco de uma realidade que estamos vivendo em Londrina. Londrina demonstra predomínio da impunidade e da força que é a máquina administrativa. É a incompetência e a impunidade, está na dicotomia'', criticou Hauly. ''Graças a Deus temos a campanha política, que é um espaço democrático. O horário na televisão vai possibilitar que a gente leve a verdade, o esclarecimento, a discussão dos projetos para Londrina, as dicussões ética e morais. Senão, é a falência. Vejo que todos os homens e mulheres da cidade estão se sentindo reféns do que não querem para a cidade.''
Elza Correia afirmou tem ficado satisfeita com a pesquisa. ''Eu gostei. Em relação a minha candidatura acho que está boa. Apesar da campanha não estar na rua, não termos visibilidade e publicidade necessária, (a porcentagem) não caiu com relação a outras pesquisas e a rejeição é muito pequena'', afirmou. ''Para mim a pesquisa foi extremamente positiva. O mais importante não é o lugar que você ocupa no momento, mas a possibilidade de crescimento. Você pode trabalhar com esses dados de forma bem concreta, bastante favorável'', complementou, se referindo aos 41% dos entrevistados que admitiram que podem votar na candidata.
Canziani, disse ter outras pesquisas em mãos em que está melhor colocado, mas aposta no programa eleitoral para conseguir mais votos. ''Pesquisa é um instrumento importante, retrata o momento. Agora tenho pesquisas que dão resultados diferentes em que minha posição é mais do que o dobro do que saiu na Folha. Na verdade o jogo não começou. Vejo que a partir do início dos programas eleitorais, as pessoas vão começar a analisar as propostas que podem melhor representar o futuro da cidade'', afirmou. ''As pesquisas de julho e o resultado final da eleição pode ter certeza que muda e muda bastante.''
Félix Ribeiro gostou do resultado da pesquisa. ''Eu gostei porque dobramos o porcentual em relação a pesquisa do outro instituto'', disse. ''Existe também um dado da pesquisa onde diz que eu e o Naudemar estamos com alto índice de desconhecimento. Precisamos divulgar mais o nosso nome. Não começamos o trabalho propriamente dito e a tendência é crescer bastante.'' Dos 600 entrevistados, 78% afirmaram não conhecer Félix. Nascimento é desconhecido de 91% dos entrevistados.
''Antes de começar a campanha já disse que provavelmente somente marcaríamos um pontinho nas pesquisas após o horário eleitoral. Em função do desconhecimento já era esperado'', disse Nascimento.
Até o dia 3 de outubro, a Folha de Londrina/Rádio CBN/TV Tarobá e Instituto Experience divulgarão mais sete pesquisas de intenção de voto do eleitorado londrinense para prefeito de Londrina.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo