A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) definiu os prazos para a preparação dos túmulos para o dia 2 de novembro, Dia de Finados. A data para construção, revestimento e reforma dos túmulos vai até o dia 27 de outubro.
A partir deste dia não será autorizada a entrada de materiais de construção nos cemitérios. A sexta-feira (28) está reservada para quem deseja pintar os túmulos. Quem for fazer apenas uma limpeza deve se organizar para realizar os serviço nos dias 29 e 30 de outubro.
Depois do dia 31 não será autorizada a realização de nenhum tipo de serviço nos túmulos. Os cemitérios estarão abertos apenas para visitas, já que, nesta data, os funcionários da Acesf estarão fazendo a limpeza das ruas internas.
Leia mais:
A voz como instrumento musical é diferencial de show em Londrina
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região
Problemas elétricos afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Londrina
No Dia de Finados a Acesf vai disponibilizar funcionários para que fiquem de plantão nos portões dos cemitérios a fim de ajudar os visitantes a localizar os túmulos que desejarem.
Em relação ao número de jazigos, o cemitério Jardim da Saudade é o maior, com 10.441 túmulos. O cemitério São Pedro tem 6.480, o Padre Anchieta tem 6.139, o João XXIII tem 2.850 e o cemitério São Paulo tem 1.233 túmulos. O mais antigo dos cinco cemitérios do perímetro urbano é o São Pedro, que foi fundado em 1932 e o mais recente é o São Paulo, fundado em 1989.
* A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) está comercializando espaços aos ambulantes que desejam vender produtos nas entradas e arredores dos cemitérios. Podem ser comercializados alimentos, flores e velas.