O secretário de Planejamento de Londrina, Marcos Defreitas, reuniu-se nesta quarta-feira pela manhã com o diretor institucional da Brasil-Telecom, Leôncio Rezende Neto, para discutir a cessão do prédio da antiga Telepar(foto)para o município de Londrina. O edifício está localizado na alameda Manoel Ribas, ao lado da Biblioteca Municipal (centro), e a Prefeitura de Londrina tem o interesse de instalar no local o Arquivo Público municipal.
A reunião foi na sede da empresa de telefonia, em Curitiba. Segundo Defreitas, a Brasil-Telecom desconhecia o interesse da Prefeitura de Londrina e estudava vender o imóvel. "Mas agora a empresa disse que irá suspender o processo de venda para estudar a nossa proposta. O diretor demonstrou grande interesse no nosso projeto."
De acordo com Defreitas, a Secretaria de Planejamento vai encaminhar nos próximos dias o pedido oficial à empresa de telefonia, detalhando o projeto apresentado nesta quarta. "O prefeito Nedson Micheleti pediu todo o empenho para viabilizar o projeto", afirmou.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
A diretora de Patrimônio Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Vanda de Moraes, disse que o prédio está localizado no "quarteirão cultural" da cidade (que também compreende os prédios da Biblioteca Municipal, da Secretaria de Cultura, da agência dos Correios e do Centro Integrado de Moléstias Infecciosas (Cidi), cujo tombamento já foi solicitado à Coordenadoria de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Vanda explicou que o pedido está em tramitação, garantindo proteção do imóvel, pois o tombamento não permite que o patrimônio seja descaracterizado.
O edifício tem 665.55 m² de área construída e, segundo a diretora, já foi requisitado duas vezes pela Secretaria de Cultura para a utilização do espaço como extensão da Biblioteca Municipal.