O prazo para o preenchimento do cadastro único, que terminaria na sexta-feira, foi prorrogado para o dia 20. A partir da próxima semana, o atendimento será realizado somente na prefeitura, no horário do expediente. Até amanhã, a Escola Estadual Polivalente (jardim Santa Rita – região oeste) e a prefeitura vão atender os interessados no cadastro, que permite vaga em programas sociais do governo, como Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e o Agente Jovem (capacitação profissional).
De acordo com a Agência de Notícias da prefeitura, aproximadamente 20 mil famílias já têm o cadastro preenchido. A meta da Secretaria de Planejamento é registrar, no total, 25 mil famílias. A determinação é cadastrar famílias com renda per capita de, no máximo, meio salário mínimo. As famílias devem apresentar pelo menos um documento de cada integrante, carteira de trabalho e comprovante de residência – contas de água, luz ou telefone. No caso da residência ser em assentamentos, pode ser apresentado documento coletivo.
Com esses dados, o governo federal faz a seleção das famílias mais necessitadas para receber benefício de algum programa social. Segundo Fábio Reali, coordenador do cadastro na secretaria, essas informações também serão úteis para fazer um mapeamento dos bolsões de pobreza do município.